Diversas escolas de Nova Friburgo abraçaram o projeto e vêm desenvolvendo ações com base nos materiais e publicações oferecidos pelo TRILHAS. A equipe de coordenação dos Anos Iniciais, liderada pela professora Andréa Moraes Braune, que é também formadora local do Projeto TRILHAS, tem incentivado o uso do conteúdo do projeto e realizado processo de formação contínua com os professores.
Dando continuidade às ações iniciadas no ano passado, o projeto, em 2013, destaca os seguintes pontos: 1) A estrutura de formação continuada está sendo fortalecida e os municípios terão maior autonomia com o apoio de líderes regionais e a realização de novos encontros para alinhamento de ações entre redes municipais próximas geograficamente. 2) O foco do projeto passa do incentivo ao aperfeiçoamento do uso dos materiais TRILHAS, com o propósito de fortalecer o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, escrita e oralidade. 3) No Portal TRILHAS (www.portaltrilhas.org.br) ,foi reforçado o acervo de textos e vídeos de referência em educação e há mais espaço para debates sobre temas importantes para os profissionais da Rede. 4) Ainda em 2013, será iniciado o reconhecimento de práticas de excelência nas escolas, para que sirvam de inspiração para professores de todo o país e os ajudem a dar saltos de qualidade.
No Brasil, o TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário