A deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ), membro da Comissão de Educação da Câmara, participou na quinta-feira (8/8) de reunião com os alunos da Universidade Gama Filho, Campus Piedade, Zona Norte do Rio. A Gama Filho vive hoje uma de suas maiores crises: professores e demais funcionários sem receber salários, alunos sem aulas. “Estou me comprometendo a lutar com vocês, com garra, para buscar uma solução para esse problema grave, que gera frustrações, mas vocês sairão vitoriosos”, disse a parlamentar. A reunião ocorreu na pró-reitoria da universidade, ocupada há 25 dias por um grupo de alunos que promete permanecer no local até que a rotina de restabeleça. Bastante preocupados, os alunos aguardam soluções do governo, através do Ministério da Educação (MEC) que, por medida cautelar, suspendeu os vestibulares das Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (Univercidade) . A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (02).
As duas instituições pertencem ao grupo Galileo Educacional, que enfrenta uma crise financeira e já acumula mais de R$ 900 milhões em dívidas, segundo relatório da CPI das Universidades Privadas da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com o despacho da Secretaria de Supervisão e Regulação do Ensino Superior (Seres), a medida foi tomada em face do descumprimento de compromissos trabalhistas assumidos pela mantenedora, como pagamento de salários atrasados de docentes e funcionários administrativos.
A suspensão vale também para a admissão de novos alunos em seus cursos de graduação por meio de transferência ou qualquer outra forma de ingresso. O embargo também recairá sobre cursos de pós-graduação em ambas as instituições. Ainda pelo despacho, a proibição valerá até que a Galileo Educacional cumpra os compromissos.
Alunos sabem que Galileo apresentou uma série de documentos ao MEC, que agora estão sendo analisados. Prometeu também regularizar a situação até setembro. “Vamos ver se cumpre, pois já prometeu várias vezes”, comentou Fernanda Lopes Moreira, do Centro Acadêmico. O estudante Rafael Collado, membro da ocupação da reitoria, disse a mesma coisa. Todos os participantes agradeceram e aplaudiram a deputada Andreia Zito.
Também participaram da visita o presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP), os deputados federais Glauber Braga (PSB-RJ), Celso Jacob (PMDB-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ); estadual Robson Leite (PT-RJ), relator da CPI do ensino superior privado; e o médico José Ramon Varela Blanco, presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e conselheiro do Cremerj.
Nenhum comentário:
Postar um comentário