quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cordeiro recebe projeto de incentivo à leitura

Nos dias 1, 2 e 3, Cordeiro recebeu  o projeto Chega Mais Leitura, que é uma iniciativa  do Governo do Estado, pelo programa Somando Forças, e conta com total apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A abertura aconteceu na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, às 13 horas do dia 1º.

Representando o governo estadual, Leonardo Guimarães, da Secretaria de Estado de Comunicação Social, explicou que o projeto recebeu a chancela do Somando Forças após ter sido avaliado de forma positiva pela direção do programa. Já a secretária de Educação de Cordeiro, Delzimar Caetano, destacou o fato de o projeto estar sendo realizado na cidade sem nenhum custo para a prefeitura.

Idealizado pelo escritor Álvaro Ottoni, o Chega Mais Leitura propõe uma introdução à leitura e à arte de contar histórias. As práticas são permeadas por oficinas e atividades lúdicas que permitem a democratização da leitura, o acesso aos livros e seus benefícios.

Após a abertura, o escritor Álvaro Ottoni realizou uma capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino, aberta também aos professores das redes estadual e particular. No dia seguinte, cerca de 700 alunos da Rede Municipal, da Educação Infantil ao 5º Ano Escolar, participaram da Contação de Histórias no antigo cinema, que incluiu números musicais e participação de palhaços no estilo circo mambembe, arrancando muitos aplausos, risos e interagindo com a criançada.


O último dia do projeto aconteceu no parque de exposições Raul Veiga e foi reservado a oficinas que incentivam as crianças a desenhar, colar, modelar e confeccionar brinquedos e personagens relacionados às histórias contadas, com as crianças levando as suas produções para casa, despertando a ideia de pertencimento às atividades vivenciadas e ao universo da leitura e dos livros.

Todos os momentos do Chega Mais Leitura contam com a atuação da mesma equipe, coordenada pelo escritor Álvaro Ottoni. Os demais integrantes são Ângela Macedo, Patrick Nogueira, Leonardo Benvenuti e Jefferson Robert Cunha. Os palhaços viram oficineiros, o escritor vira cantor, enfim, Cordeiro comprovou que a arte de contar histórias é uma das mais fascinantes ferramentas de incentivo à leitura.

Nenhum comentário: