segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Encontro com prefeitos da região e secretários de Saúde discute soluções para o setor

Preocupado com a situação da saúde em Nova Friburgo e, principalmente, com o que diz respeito ao atendimento do Hospital Municipal Raul Sertã aos pacientes do município e de toda a região, o prefeito Rogério Cabral convocou uma reunião na quarta-feira, 21, com o secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, e com o líder do governo no Legislativo, André Corrêa. O encontro aconteceu no auditório da Casa de Cultura de Nova Friburgo e reuniu, também, prefeitos de 10 cidades do interior para tratar dessas e de outras questões relacionadas ao setor, tais como a construção de um hospital estadual na região.

Além de Rogério Cabral, Sérgio Côrtes e André Corrêa, participaram da mesa de trabalho a vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Grace Arruda, o secretário municipal de Saúde, Dr. Dagoberto José da Silva, e o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, representando os demais prefeitos participantes. Vereadores de Nova Friburgo, presidentes das câmaras e secretários municipais de saúde também acompanharam a reunião.

Iniciando os trabalhos, Rogério Cabral falou sobre a iniciativa de reunir as principais autoridades da região para discutir e traçar diretrizes para resolver, em conjunto, a problemática da saúde no interior. “O governador Sérgio Cabral autorizou a construção de um hospital estadual para atender toda a região mas, para confirmar se ele realmente poderá ser construído, preciso da aprovação dos municípios. Por isso, temos que discutir as limitações no atendimento de cada cidade e se a regionalização do Hospital Raul Sertã é uma alternativa mais viável” – ressaltou o prefeito.


Sérgio Côrtes aproveitou a ocasião para anunciar que a licitação para o hospital do câncer em Nova Friburgo deverá acontecer em breve: “O presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado Rio de Janeiro) acredita que nos próximos 15, 20 dias, os documentos necessários sejam entregues à Caixa Econômica. Uma vez aprovados, imediatamente será feita a licitação para o tão sonhado hospital do câncer daqui da região serrana”.

Já o secretário de Saúde de Nova Friburgo destacou a importância do encontro para buscar soluções para o setor. “É muito difícil o município de Nova Friburgo cumprir com o que foi pactuado nos últimos anos sem ter estrutura e condições técnicas. Não há como resolver o problema da saúde isoladamente, temos que nos unir para que cada ente cuide da sua parte. Não dá para fazer de conta que as coisas não acontecem. Saúde é um assunto muito sério e precisa ser tratado com muita atenção” – disse Dr. Dagoberto.

A iniciativa de Rogério Cabral foi elogiada pelos demais prefeitos participantes do encontro, que alegaram que a situação da saúde chegou a esse estado devido à falta de entendimento e ação entre os municípios. Os prefeitos aproveitaram para expor ao secretário de Saúde do Estado os problemas do setor em cada cidade.

Concluindo os trabalhos, Sérgio Côrtes propôs uma visita aos hospitais da região para avaliar as condições destas unidades de saúde. As vistorias deverão acontecer na primeira quinzena de setembro para que se possa tomar uma decisão mais rápida. A ideia é de que em 60 dias já se tenha uma proposta que seja satisfatória para a região serrana.

Rogério Cabral, Sérgio Côrtes, André Corrêa e prefeitos de nove municípios da região participaram do encontro em Nova Friburgo

Nenhum comentário: