Orçadas em R$ 1,9 milhão, obras melhoram condições para escoar produtos agrícolas
Estradas vicinais nos municípios de Teresópolis, Bom Jardim, Sumidouro e Nova Friburgo começam a receber material de revestimento primário (bica corrida) para melhorar suas condições de trafegabilidade e escoamento da produção. As obras executadas pelo programa Estradas da Produção, da Secretaria de Agricultura, contam com recursos de R$ 1,9 milhão do Banco Mundial, através do programa Rio Rural Emergencial.
Em Teresópolis, o trabalho das equipes recupera 5,4 quilômetros de extensão da Estrada do Batume, em Água Quente, no 2° Distrito do município, importante via que interliga os 2° e 3° distritos de Teresópolis, fundamental para o escoamento dos produtos agrícolas da região.
As estradas, selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e o maior volume de escoamento, recebem bica corrida, que é compactada até o nível da pista. A etapa seguinte, quando serão construídas canaletas e bueiros para o escoamento de água pluvial, aguarda autorização do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
Em visita às obras, a presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos, lembrou as ações realizadas para a reconstrução das áreas rurais da Serra.
"O revestimento de estradas com colocação de bica corrida, nos pontos críticos, é uma retomada", disse Stella.
Para o presidente da Associação de Moradores e Produtores de Água Quente e Volta do Pião, Venâncio Damásio, comemorou as melhorias na estrada.
"Na época das chuvas é difícil, mas acredito que agora vai melhorar", disse Venâncio.
Nos municípios de Bom Jardim, Sumidouro e Nova Friburgo, frentes de trabalho simultâneas realizam serviços de revestimento nas estradas Bom Jardim-Barra Alegre, Estrada Floresta - Salinas e Córrego Dantas-Rio Grande de Cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário