Renomado professor dá início aos trabalhos que antecedem a Conferência Municipal do Meio Ambiente com palestra sobre “Cuidar da Terra e do Ser Humano”A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através das Secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Educação realizou na noite da última quarta-feira, 31, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, palestra com o professor de renome internacional, Leonardo Boff.
Como parte preparatória para a Conferência Municipal de Meio Ambiente que acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de agosto, a palestra trouxe à tona o tema “Cuidar da Terra e do Ser Humano”, visando ampliar os conceitos e princípios dos cuidados com o planeta.
Frei franciscano que adotou a igreja dos pobres e oprimidos, Leonardo Boff é teólogo da maior importância, filósofo, pensador, teórico e professor que elegeu a cátedra, o ensino e a escrita como ferramentas de transformação. Autor de mais de 60 livros, o professor trouxe na oportunidade, o conhecimento e a experiência adquiridos acerca do cuidado que a Terra e os seres humanos merecem.
Boff abordou questões relevantes sobre a crise do sistema, a fragilidade da Terra, biodiversidade, responsabilidade coletiva e humanização das relações. Na discussão sobre o futuro do planeta, fez questão de destacar que “a Terra não precisa de nós, mas nós precisamos da Terra”. Para o palestrante, a ecologia é mais do que uma técnica, é uma arte. De acordo com Boff, é necessário tornarmos hábito nossa relação saudável com a natureza, mantendo vivo o sentimento de amor com o meio em que vivemos. “Nós cuidamos de tudo que amamos. E tudo que amamos dura muito mais”, frisou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo, um dos responsáveis pela realização do evento, salientou que, não podemos continuar agredindo a mãe-terra como vem acontecendo. “Temos de nos preocupar mais com os resíduos que jogamos na natureza. Nosso compromisso é olhar para o futuro e projetar uma cidade moderna, onde cada cidadão seja responsável pela Terra, pelo ser humano e demais seres vivos”, disse o secretário.
O secretário de Educação, Larry Busquet, parceiro na ação, assim como o secretário de Cultura, Roberto Wermelinger, acreditam que a educação para o meio ambiente e a cultura de novas ideias podem contribuir muito para a busca de um mundo melhor. “Devemos pensar novas projetos, direcionar nossas ações para a valorização do ser humano, para um novo olhar do friburguense, a fim de que possamos ter um século XXI melhor do que os anteriores”, acrescentou Wermelinger.
O Prefeito Rogério Cabral, que também participava da palestra, falou da importância de ações desta grandeza com o intuito de conscientizar e educar para a proteção do meio ambiente. “Já avançamos muito neste sentido, mas precisamos avançar mais. Ter a oportunidade de receber o conceituado professor em nossa cidade só pode contribuir para colhermos os melhores frutos deste trabalho”, afirmou Cabral.
Ainda na abertura da noite, a vice-prefeita e secretária de Governo, Grace Arruda, destacou o desejo de colocar em prática todo a aprendizado. Segundo a secretária, vale entrar na luta pela preservação do meio ambiente. “Tudo que adotarmos hoje com relação a uma nova postura diante da natureza, estaremos deixando para as próximas gerações”, concluiu Grace.
Na ocasião, Leonardo Boff foi homenageado pela Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, através do presidente Francisco de Assis da Silva, como um dos 150 nomes escolhidos para embaixador no grau de sócio honorário pelos 150 anos da banda. E, além da palestra seguida de debate, o professor fez o lançamento de seu último livro “Francisco de Assis e Francisco de Roma. Uma primavera na Igreja?”, editado pela Mar de Ideias, fechando a noite com sessão de autógrafos.
Legendas
Nenhum comentário:
Postar um comentário