A deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) participou nesta quinta-feira (8/8) da visita técnica que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados fez, à Universidade Gama Filho, Campus Piedade, Rua Manuel Victorino, 553. A Gama Filho vive hoje uma de suas maiores crises: o Ministério da Educação (MEC) suspendeu por medida cautelar os vestibulares das Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (Univercidade) . A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (02).As duas instituições pertencem ao grupo Galileo Educacional, que enfrenta uma crise financeira e já acumula mais de R$ 900 milhões em dívidas, segundo relatório da CPI das Universidades Privadas da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com o despacho da Secretaria de Supervisão e Regulação do Ensino Superior (SERES), a medida foi tomada em face do descumprimento de compromissos trabalhistas assumidos pela mantenedora, como pagamento de salários atrasados de docentes e funcionários administrativos.
A suspensão vale também para a admissão de novos alunos em seus cursos de graduação por meio de transferência ou qualquer outra forma de ingresso. O embargo também recairá sobre cursos de pós-graduação em ambas as instituições. Ainda pelo despacho, a proibição valerá até que a Galileo Educacional cumpra os compromissos.
Na sexta-feira, alunos da UGF que foram às aulas encontraram um comunicado exposto pelo campus da Piedade que informava que todas as instalações estariam fechadas até este sábado (03) por conta de uma greve de funcionários administrativos, que protestam contra o atraso nos salários. Provas do final do período letivo que ocorreriam nesta sexta foram adiadas. E desde o dia 16 de julho um grupo de alunos ocupa a reitoria da UGF exigindo da Galileo o pagamento dos vencimentos dos professores referentes a junho deste ano, além do equivalente a um terço das férias de 2011.
Por conta da crise, os estudantes também exigem que a Galileo apresente seu fluxo de caixa e que o MEC intervenha no grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário