sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Modernização da Prefeitura: novo sistema de telefonia e fibra ótica

O projeto de modernização da gestão pública da Prefeitura de Nova Friburgo terá vários desdobramentos. Um deles é a substituição do sistema de telefonia, que data de 1980, por um mais moderno, capaz de utilizar chip de telefonia móvel e selecionar as ligações entre telefone fixo ou celular. Outra novidade será a instalação de fibra ótica em todo o município que permitirá a utilização de Intranet pelo governo municipal. O sistema de telefonia será substituído essa semana.

A empresa responsável pela instalação da fibra ótica em todo o município será a Vista Group Network. A UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) será o órgão público, o canal oficial responsável por receber os recursos do FAPERJ (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), e a universidade será a controladora e terá a responsabilidade em vistoriar a Vista Group nesse trabalho de instalação.

A Vista Group fará a construção de 198km de fibra ótica nos oito distritos do município, rede essa que servirá de base para a Intranet. Depois que estiver tudo instalado a UERJ irá doar para a Prefeitura.
A Intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos, tanto internamente como externamente ao local físico da empresa.

Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada seção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN, que, porém, não emprega restrições de acesso.

A Intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc.) é constante, buscando reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.

Apesar do seu uso interno acessando os dados corporativos, a intranet, permite que microcomputadores localizados em uma filial, se conectados à internet por meio de senha, acessem conteúdos que estejam em sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.

O trajeto da Intranet será de interesse da Prefeitura, que passará a estar conectada com escolas, postos de saúde, hospitais municipais, secretarias externas, Defesa Civil, Autran, Polícia Civil e Militar. Com isso, eliminará a telefonia interna entre essas repartições, que hoje consomem 30 a 40% das ligações.

O custo da instalação desses sistemas é de 2,5 milhões de reais. Além do novo sistema de telefonia e da fibra ótica, serão instaladas câmeras para monitoramento na cidade. A Defesa Civil participou das reuniões e apresentou os pontos críticos de risco já mapeados por ela, dos quais terão câmera para monitoramento de encostas 24h. A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) também contará com câmeras em áreas com problemas de trânsito. Ao todo serão instalada 90 câmeras.

Poderão ser monitorados 24h o nível dos rios, a segurança pública, as encostas. A central de monitoramento será montada no prédio da oi, anexo à Prefeitura, com todos os envolvidos participando ativamente desse processo, como a Defesa Civil, a Autran, a Polícia.
De acordo com o assessor especial da Secretaria Municipal de Fazenda, Carlos Bouecke, “750 mil reais já estão disponíveis. A Vista Group já está com a especificação do material, que já foi aprovado pela FAPERJ. Inicialmente, serão instalados 28KM no Centro da cidade”.

Bouecke afirmou que esse projeto é de 2007 e que Rogério Cabral o acompanha desde então, quando ainda era deputado estadual. “Teremos uma cidade mais segura, redução de custos, velocidade na comunicação, com possibilidade de VOIP e uso de tecnologias modernas, como a 4G”.

Nenhum comentário: