sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Palestra de Geni Nader abre curso de capacitação na Secretaria de Educação

Com o objetivo de capacitar os responsáveis pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE), tanto pela Secretaria de Educação quanto pela de Saúde, a professora e mestre em Educação, Geni Amélia Nader Vasconcelos, proferiu palestra no dia 15 de agosto, no auditório do Centro Administrativo Prefeito César Guinle, sob o tema “Aprender a conviver: Desafios e Perspectivas para a Educação”, como início do módulo 1 do curso de capacitação que está sendo oferecido aos profissionais das secretarias envolvidas com o PSE e recebeu o nome de “Aprender a conviver: múltiplos olhares”. O curso terá três módulos e se estenderá pelo segundo semestre de 2013 e ao longo de 2014.

A abertura da palestra contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Larry Busquet, que destacou a importância da união da saúde e educação como forma de cuidar melhor do ser humano, reduzindo a necessidade da saúde curativa em razão do aumento da saúde preventiva, que, além de diminuir os gastos, favorece o aumento da qualidade de vida.

A vice-prefeita, Dra. Grace Arruda, também prestigiou a palestra e ressaltou que o conhecimento não ocupa lugar e é sempre bom aprender. Tanto que ela pretende assistir a todos os módulos possíveis.

A professora Geni Nader explicou como o curso deverá ser conduzido e falou sobre um dos maiores desafios da educação para ela: “aprender a viver com os outros”. Para Geni, a troca entre as pessoas é fundamental e possibilita a implantação de projetos ligados à convivência nas escolas. Abordando a questão atual das manifestações que vêm ocorrendo no país, a mestre avalia como sendo um grito que vem das ruas pelo direito à diferença. Por isso, se faz tão necessário aprender a conviver.

O PSE, programa do Governo Federal, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Pela rede municipal, 16 escolas, localizadas próximas aos postos de saúde, participam do PSE em Nova Friburgo.

Nenhum comentário: