sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Prefeitura de Nova Friburgo capacita seus funcionários

A Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com o Sebrae, está realizando o curso “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, destinado aos seus funcionários do atendimento. Na manhã de quinta-feira, dia 15, no auditório do Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, situado em frente à sede do governo municipal, foi iniciada a segunda turma com a consultora do Sebrae, Alba Acioly Novaes. O curso é feito em dois dias. A primeira turma concluiu o curso com bom aproveitamento.

A abertura foi feita pelo subsecretário de Comunicação Social da Prefeitura, Alessandro de Castro, que falou sobre comunicação e atendimento. O secretário de Fazenda, Juvenal Condack, comentou que os funcionários do curso são responsáveis por atender 90% das pessoas que procuram a Prefeitura, daí a importância do aprimoramento do atendimento.

O assessor da Secretaria de Fazenda, Carlos Bouecke, destacou a parceria da Prefeitura com o Sebrae para o treinamento dos servidores públicos municipais. O objetivo é capacitar ainda mais os servidores que atendem a população: “Eles são o rosto da Prefeitura e estão sendo motivados e capacitados para esse atendimento”.

O secretário Juvenal reforça a melhoria da qualidade do atendimento com o curso, o que vem se somar à modernização da gestão pública municipal. “Isto significa novos equipamentos, novos softwares, e nós temos que preparar nosso pessoal para esse novo ciclo. Com equipamento novo, mas sem capacitação não se consegue maximizar o benefício que pretendemos com esse esforço, com esse investimento”.

A consultora Alba salienta o objetivo do curso, como o próprio título sugere, de desenvolvimento pessoal e profissional. Ela diz que o lado profissional de cada um é a continuidade do que as pessoas são na vida pessoal. Ela faz com que os servidores façam o autoconhecimento, um trabalho de introspecção, para que cada um perceba se é preciso mudar ou não, se está atendendo bem ou não.
Assim, os servidores farão uma avaliação constante. “Não há uma receita de bolo, a gente não direciona para a pessoa se ela está ou não atendendo bem, ela mesmo vai ver se pode fazer melhor ou não”. Alba chama a atenção, inclusive, para o aprimoramento dos servidores internamente, no ambiente de trabalho. “Se eles trabalharem bem internamente, também vão atender bem o cidadão”, frisa.

Nenhum comentário: