quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Prefeitura modernizar​á parque de informátic​a

Secretaria de Fazenda levantou como encontrou e o que será preciso para modernizar a estrutura de tecnologia de informação da Prefeitura de Nova Friburgo 

A prefeitura de Nova Friburgo está adquirindo um novo parque de máquinas de informática, pois chegou à constatação de que só pode aproveitar de 20 a 30% de tudo que possui atualmente. Fora esse percentual, o restante está antigo e depreciado. Essa necessidade está relacionada com o projeto do governo municipal de modernização da gestão pública da administração municipal. Portanto, três passos serão seguidos: o primeiro, o levantamento da infraestrutura de servidores; o segundo, a renovação do parque tecnológico e o terceiro, a estruturação da rede física.

De acordo com o chefe de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura, Carlos Henrique Passos Martins, “o primeiro momento foi levantar a padronização dos equipamentos, vendo qual a configuração ideal, o cenário que está sendo encontrado para especificarmos numa segunda fase a estimativa de preços. Daí, iniciarmos o processo de compra dos equipamentos”.


A aquisição das máquinas, que será entre 300 a 400 equipamentos, será feita por licitação pelo melhor preço. Inicialmente, todo o setor da administração da Prefeitura receberá os primeiros computadores – a Secretaria de Fazenda, de Comunicação, Controladoria, etc., seguindo outras secretarias como Cultura, Assistência Social.

Os benefícios e vantagens, segundo afirmou Carlos Passos, é que hoje a equipe de TI está extremamente saturada porque as máquinas antigas dão muito trabalho de manutenção. Além disso, os usuários não conseguem desenvolver um trabalho eficaz. O objetivo é ganhar desempenho para diminuir a manutenção e conforto para o servidor trabalhar, gerando economia por pelo menos três anos.

A destinação dos computadores que serão substituídos é a realocação para onde não existem equipamentos. Os setores com mais carência receberão os novos e aqueles que não puderem ser aproveitados irão para leilão ou descarte.

Carlos Passos também aponta que a necessidade da aquisição dessas novas máquinas está relacionada com a instalação de um grande Datacenter na Prefeitura, e não adianta ter essa estrutura de ponta se as máquinas permanecerem obsoletas.

Outro problema que foi encontrado e que será solucionado é a questão das impressoras. Foi constatado no levantamento realizada há um mês que o parque de impressão possui máquinas com mais de 15 anos, que trazem dificuldade até de manutenção. “Nesse caso, vamos adotar o modelo de outsourcing”, revela Carlos Passos.

Nenhum comentário: