quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Secretário executivo do CETERJ discute retomada do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Nova Friburgo

A secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida Pinto, e o subsecretário municipal de Trabalho e Renda, Diogo Bastos, receberam na última quinta-feira, 15, o secretário executivo do Conselho Estadual de Trabalho e Emprego do Estado do Rio de Janeiro (CETERJ), Marcírio Coelho Nunes, para tratar de assuntos relacionados à implantação de novas políticas de geração de empregos em Nova Friburgo. Entre outros temas abordados, a ativação do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda foi a pauta de maior destaque.

Na visita a Nova Friburgo, Marcírio Coelho Nunes falou sobre a importância de manter atuante um Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda em Nova Friburgo. “Um conselho como este tem que funcionar por um motivo simples: todos os recursos que implicam hoje o Fundo de Amparo do Trabalhador, o FAT, são homologados através dele. Ou seja, o pleito desses recursos para o município é necessário e sem o Conselho Municipal nada disso é possível” – destacou o secretário executivo do CETERJ.

O Fundo de Amparo ao Trabalhador é um fundo especial vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, gerido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que é destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.

Nós, como gestores públicos, temos ciência da importância do funcionamento das comissões e conselhos para a efetivação da política pública de emprego, trabalho e renda, onde sociedade civil e governo discutem e decidem o que é melhor para a cidade” – salientou Diogo Bastos, subsecretário municipal de Trabalho e Renda.

Para Simone de Almeida, o balanço do encontro foi positivo e que ainda este ano, além da retomada do conselho, um plano municipal de será lançado: “Estamos desenhando um Plano Municipal da Política de Trabalho e Renda para Nova Friburgo. O que for delineado terá como base as reivindicações e acordos feitos nas três esferas de governo e com setores privados. Então, com este plano embasado, possível de ser executado, e com o conselho funcionando, conseguiremos trazer diversos recursos para o município no ano que vem” – finalizou a secretária.

Margarida Leão, Marcírio Coelho Nunes, Simone de Almeida Pinto e Diogo Bastos

Nenhum comentário: