domingo, 4 de agosto de 2013

Sistema Único de Assistência Social é discutido em Conferência Municipal em Cordeiro

Com o tema central “Gestão e Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, foi realizada, no Palácio de Cristal do Parque de Exposições Raul Veiga, nos dias 30 e 31 de julho, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cordeiro.

O SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada, inclusive por meio das conferências municipais e estaduais.

Após credenciamento dos participantes e leitura do regimento interno da Conferência, foram iniciados os grupos de debates. Para palestrar sobre os temas distribuídos em seis eixos, relacionados ao SUAS, foram convidadas as assessoras técnicas da Superintendência de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Assistencia Social, Ana Paula Jacinto e Juana Oliveira Alvin. Com linguagem objetiva, elas conseguiram trabalhar os temas de forma esclarecedora, e ainda responderam aos questionamentos feitos.

A fase final da Conferência foi destinada à apresentação das propostas, à plenária final e à eleição dos delegados que representarão Cordeiro na Conferência Estadual, que será realizada em outubro. Foram eleitos quatro representantes governamentais: Jamil Dias, Antonio Marcos Ferreira, Dayane Ribeiro e Marcos Vinícius Leal, e quatro não governamentais: Vera Lúcia Marra, Joezer Barreto, Tatiana Moraes e Carlos Pinto, atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Gilberto Carlos Mendes Gil, falou sobre o desafio de atuar em tão importante pasta da administração municipal, ressaltando que se licenciou do cargo de vereador por entender que sua contribuição poderá ser de grande valia para melhorar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam de apoio.

O presidente do legislativo cordeirense, Robson Careca, elogiou a conduta de Gil como vereador e disse ter a certeza de que ele realizará um trabalho de destaque como secretário, pois tem um histórico de trabalho em prol das causas sociais.

Já o prefeito Salomão Lemos explicou que a Assistência Social tem participação em todas as demais secretarias. “Assim como proposto em campanha, estamos nos dedicando de coração aos cordeirenses, o que faz com que o social esteja presente em todas as áreas”, colocou Salomão.

Nenhum comentário: