sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Toque de recolher" em São João del Rey para visita de Dilma

A Prefeitura de São João del Rei (MG) proibiu  na terça-feira (20) a circulação de moradores e fechou lojas e bancos em regiões próximas ao evento “PAC Cidades Históricas” com a presença da presidente Dilma Rousseff. Em um comunicado assinado em conjunto com o Sindicato do Comércio e a Associação Comercial e Industrial do município , a prefeitura diz que o “toque de recolher” foi uma exigência do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
 
O deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) disse que a decisão de proibir a circulação de pessoas e fechar estabelecimentos em pleno regime democrático configura um abuso. “Isso é imperialismo. Mudar toda a dinâmica de uma cidade por causa de uma visita presidencial é uma coisa extremamente atrasada. Com certeza a presidente tentou se preservar de qualquer tipo de manifestação e de crítica”, afirmou o tucano.
 
Comércio, bancos, escritórios, laboratórios, órgãos públicos e outros estabelecimentos abertos ao público no centro da cidade foram obrigados a baixar as portas, em uma cena que lembra o toque de recolher imposto por traficantes em algumas cidades brasileiras. Todos tiveram que fechar as portas entre 8h da manhã e o início da tarde.
 
Já o trânsito de pessoas ficou proibido nas avenidas Hermílio Valadares e Tancredo Neves, no trecho compreendido entre as pontes da Cadeia e Benedito Valadares. Durante o evento, Dilma lançou, pela quinta vez, o PAC Cidades Históricas, programa anunciado por Lula em 2009 mas que até hoje não investiu um centavo na cidade.
 
Petista zomba com os mineiros
 
"É inacreditável até onde é capaz de ir o desrespeito do PT e da presidente Dilma com Minas e os mineiros. A presidente voltou a Minas, e sem ter o que apresentar, lançou como se novo fosse, o mesmo programa lançado diversas vezes pelo presidente Lula e por ela mesma, e que, até hoje, não se transformou em realidade", condenou o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, em sua página no Facebook.
 
O tucano recordou o que afirmou o então presidente Lula no dia 21 de outubro de 2009: “O PAC Cidades Históricas é a maior ação conjunta pela revitalização e recuperação das cidades históricas já implantada no nosso país. A iniciativa abrangerá 173 cidades, localizadas em todos os estados brasileiros, com investimento de R$ 890 milhões até 2012, dos quais 140 milhões serão investidos ainda este ano.”
 
No entanto, passados quatro anos, nenhum centavo foi investido. Para Aécio, o dia de hoje deve ficar marcado na nossa consciência como mais um dia em que o PT teve a coragem de zombar da memória e da inteligência dos mineiros. "Como a presidente e o PT podem ter tido a coragem de pisar o chão da história de Minas e, ao invés de se desculpar por não terem cumprido o que anunciaram há quatro anos, mentir aos mineiros como se estivessem anunciando um novo benefício ao estado? Como a presidente e o PT, mesmo sabendo que Minas detém cerca de 60% do patrimônio tombado em nível federal, tem coragem de celebrar o anúncio de apenas 16% dos recursos para o estado? Até onde vai o desrespeito com Minas Gerais?", questiona o senador.
 

Com informações da Agência PSDB 

Nenhum comentário: