terça-feira, 3 de setembro de 2013

I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo lota auditório da CDL

Evento tratou de variados assuntos referentes à preservação ambiental, e teve como principal abordagem o Plano Integrado de Resíduos Sólidos 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável realizou na última semana, nos dias 29 e 30, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes da área ambiental, sociedade civil e alunos da rede pública de ensino para um amplo debate sobre o plano integrado de resíduos sólidos.


A conferência marcou o primeiro encontro sobre meio ambiente pós-tragédia e levantou questões estratégicas referentes à implementação de práticas sustentáveis. Palestrantes de renome na área ambiental abordaram temas como “Aterro Sanitário Zero”, “Programa Coleta Seletiva Solidária”, “Manejo Sustentável das Águas Pluviais”, “ICMS Verde”, entre outros. O evento promoveu discussões a partir de grupos de trabalho e aprovou ações prioritárias a serem levadas à etapa estadual.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ivison Macedo, o objetivo das conferências de elaborar leis que estimulem o progresso do meio ambiente pode se transformar numa articulação para a conquista de projetos importantes. “Estamos trabalhando em cima dos eixos que o governo federal determina, mas não descartamos nenhuma ideia. Vamos propor a integração de um grande plano para o nosso município”, salientou o secretário.

O tema proposto para a realização do evento foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus quatro eixos – Produção e Consumo Sustentável; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; Redução dos Impactos Ambientais e Educação Ambiental. Na oportunidade, foi aberta plenária para leitura das ações e defesa das propostas com base na participação popular.

Segundo o Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, que participou da mesa de abertura da 1ª Conferência Municipal, foi muito bom ver a preocupação das pessoas com um tema desta relevância. “Sediar um evento como este é um grande passo para o desenvolvimento do município. Vamos buscar parcerias e, sobretudo, a orientação do poder legislativo. Trabalhando em unidade, acredito que consigamos avançar mais rapidamente, uma vez que a preservação do meio ambiente é de interesse de todo o mundo”, declarou Rogério.

As três propostas mais votadas de cada eixo na etapa municipal serão defendidas pelos delegados eleitos na IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. Na ocasião, Nova Friburgo estará representada, através do poder público, por Heleno da Costa Miranda e Roselâine Schumacker Frez, da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo e, pela sociedade civil por Luzia Carvalho de Mello, do Sindicato dos Vigilantes de Nova Friburgo e Jorge Alves, da Associação Friburguense de Canoagem - ÁFRICA. O evento está previsto para acontecer de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: