O gasto do governo federal com propaganda em 2013 atingiu a
quantia de R$ 2,3 bilhões. O número representa um recorde: é o maior valor
registrado desde 2000, quando começou a ser divulgado esse tipo de dado. Na
avaliação de deputados do PSDB, o dinheiro deveria ser utilizado em áreas
prioritárias para melhorar o dia a dia dos brasileiros. De acordo com os
tucanos, a gestão do PT utiliza a publicidade para tentar enganar a população e
passar a imagem de que o país vai bem. Mas na realidade, o Brasil da propaganda
é bem diferente do Brasil real.
Para o deputado Otavio Leite (PSDB/RJ), o gasto é uma afronta ao
povo brasileiro, que enfrenta uma crise nos serviços públicos. “Esse recurso
poderia ser útil para reaparelhar hospitais, implantar novas escolas, melhorar
estradas. O governo não tem respeito com o dinheiro público e quer fazer com
que a população imagine que vai tudo bem quando na verdade vai tudo mal. Isso é
inaceitável”, criticou.
De acordo com o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB/MS), o governo
deveria priorizar o bem-estar do cidadão. “Durante esses anos o governo
diminuiu o gasto com saúde e segurança pública, questões que preocupam a
população, e vemos essa exorbitância de gastos com propaganda”, afirmou. “O que
tem sido feito é tentar mostrar uma realidade à opinião pública que não existe
no país por meio da propaganda oficial”, completou.
Até o atual recorde estabelecido pela presidente Dilma
Rousseff, o maior gasto havia sido o de 2009, sob o comando do presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, com R$ 2,2 bilhões. Em relação ao ano de 2012, o gasto do
governo federal com propaganda aumentou 7,4%, acima da inflação oficial do
período, que foi de 5,91%, segundo o IPCA, calculado pelo IBGE. Já as despesas
com pessoal, custeio e investimento subiram 7,2%.
Segundo Azambuja, o Executivo utiliza a propaganda para
compensar a ineficiência de suas ações. “Os governos têm que divulgar os seus
atos e mostrar o que acontece com as ações governamentais, mas como essa gestão
faz muito pouco está aí esse gasto exorbitante com mídia e propaganda que
poderia estar sendo aplicado em outras áreas prioritárias à população”,
ponderou.
“Esse gasto astronômico com publicidade é um absurdo diante
das mazelas enfrentadas pelo povo trabalhador no dia a dia”, acrescentou Otavio
Leite.
Os R$ 2,3 bilhões gastos colocam o governo federal na quarta
colocação do ranking dos maiores anunciantes brasileiros em 2013. O primeiro
lugar ficou com a Unilever (R$ 4,6 bilhões), seguida por Casas Bahia (R$ 3,4
bilhões) e o laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões). O valor investido por Dilma
supera até a gigante do ramo de bebidas Ambev, que, segundo o Ibope, gastou R$
1,8 bilhão.
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