domingo, 27 de julho de 2014

Carta do Santander a correntistas 'caiu como uma bomba no Planalto'

Os clientes do Banco Santander receberam um informativo que sugere que a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) vai piorar a economia do Brasil. O informativo foi enviado junto com o extrato deste mês, segundo informação publicada no blog do jornalista Fernando Rodrigues, na sexta-feira. O Santander é um dos maiores bancos do país.

Segundo o jornalista, o Santander confirmou a autenticidade do documento e se justificou ao afirmar que adota critérios “exclusivamente técnicos” em suas análises econômicas, “sem qualquer viés político ou partidário”.

No texto impresso, clientes da categoria “Select”, que têm renda mensal superior a R$ 10 mil, são alertados pelo título “Você e o seu dinheiro”. O texto associa o crescimento de Dilma nas pesquisas de intenção de voto com a alta de juros e do dólar, e afirma que o índice Bovespa vai cair.


Após a divulgação do caso, o banco pediu desculpa aos clientes através de nota
O Santander é o 5º maior banco em atuação no país, atrás de Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Bradesco, e o 1º estrangeiro, já que possui capital espanhol.

O jornal espanhol “El País” repercutiu neste sábado o mal-estar gerado entre o banco Santander e o governo brasileiro com carta enviada pela instituição a correntistas, junto ao extrato do mês de julho. 

A reportagem entitulada de “A saia justa do banco Santander” afirma que a iniciativa “caiu como uma bomba no Planalto”, ressaltando a estreita relação de Dilma com o presidente mundial do Santander, Emílio Botín. A publicação lembra que “hoje, o Brasil representa um quinto do lucro do grupo”.

Por conta disso, a vinda de Botín ao país, esperada esta semana para evento promovido pelo banco sobre educação, também estaria ameaçada.


 Com informações do Correio 24h e Jornal O Globo

Nenhum comentário: