domingo, 27 de julho de 2014

Nova Friburgo sedia 2º encontro dos controladores internos do Estado do Rio

O 2º Encontro dos Órgãos de Controle Internos dos Municípios do Rio de Janeiro – EOCIM-RJ – aconteceu durante toda a sexta-feira, 25, das 9h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito César Guinle, no centro de Nova Friburgo. O objetivo do encontro foi promover a discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos trabalhos de controle, a realização de parcerias e o intercâmbio de experiências.

Participaram do evento controladores de aproximadamente 50 municípios do Estado e a mesa de abertura foi composta pelo prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, pelos controladores gerais Rafael Tavares Garcia e Antonio Cesar Lins Cavalcante, de Nova Friburgo e Rio de Janeiro, respectivamente, além de Lenilda Braga Rodrigues Porto da Silva, Coordenadora de Controle Interno de Piraí.

De acordo com o prefeito Rogério Cabral, eventos como este são de fundamental importância para controladores e prefeitos. “Sediar um evento como este significa qualificar ainda mais nossos controladores, propiciar a eles a adequação às mudanças, às novas leis, e isso tudo, para nós prefeitos, é uma garantia, uma segurança a mais. Portanto, espero que esta reunião seja conduzida com muito sucesso, porque o trabalho de nossos controladores, realmente, tem sido um trabalho de excelência para o município”, declarou Cabral.

Nesta segunda reunião estiveram em pauta ainda os seguintes eixos: formalização do Conselho Estadual dos Órgãos de Controle Interno dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro; criação de grupos de trabalho para implementação das propostas de ações apresentadas no 1º EOCIM-RJ realizado em junho passado em Barra do Piraí; e elaboração de diagnósticos sobre o funcionamento dos órgãos de controle interno municipais.

Para Rafael Tavares Garcia, Controlador Geral de Nova Friburgo, a grande finalidade do encontro é poder discutir planos de ações cada vez mais eficazes. “A grande vertente de reuniões como esta é a cooperação mútua, é a possibilidade de estabelecermos uma ponte para encontrar mecanismos para ajustar os municípios a uma melhor forma do controle dos gastos públicos, e poder abrir este encontro é uma grande honra para nós”, concluiu o controlador.

Nenhum comentário: