sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pioneirismo em Nova Friburgo: faculdade de odontologia da UFF passa a tratar o mercúrio

A primeira estação de tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico do Brasil será lançada nesta sexta-feira, dia 26, na Faculdade de Odontologia do Campus da UFF em Nova Friburgo, na rua Sílvio Henrique Braune, 22, no Centro.

A partir daí, 95 consultórios odontológicos serão equipados com separadores de 99% de eficácia do amálgama/mercúrio odontológico, prevenindo que mais de cem quilos de mercúrio sejam enviados anualmente para o sistema de águas efluentes e aliviando a sobrecarga de metais pesados.

A odontologia consome cerca de 10% do mercúrio livre produzido no mundo e é responsável por cerca de 50% das emissões de mercúrio nas áreas urbanas.  Isso ocorre devido à falta de manejo dos resíduos do amálgama dental nos momentos de inserção e remoção das restaurações odontológicas, realidade que precisa mudar.

O lançamento da estação de tratamento e reciclagem do mercúrio odontológico da Faculdade de Odontologia da UFF/NF tem apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior. A secretária Eliana Amil e sua equipe parabenizam o Campus Nova Friburgo da UFF pelo pioneiro trabalho e convida imprensa e interessados em geral para visitar e conhecer esse trabalho inovador para uma odontologia mais sustentável.

Nenhum comentário: