Dezenas de profissionais da educação municipal estiveram
presentes à palestra proferida pelo Dr. Prof. Carlos Eduardo Mathias Motta -
Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio - no Teatro Municipal
Laercio Ventura, promovida pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da
Secretaria de Educação (SME).
Após as boas-vindas da secretária municipal de Educação,
professora Tânia Trilha, Carlos Mathias deu início à sua apresentação dizendo
que gostaria de causar perturbação com sua palestra. De forma clara e objetiva,
ele tratou sobre o uso das novas tecnologias e falou sobre as escolas de forma
genérica, não abordando as unidades e o ensino específicos em Nova Friburgo,
mas de maneira geral.
O doutor professor destacou a ausência de um currículo
nacional e a necessidade de entendimento de que dados e informações são
diferentes, pois estas são dados com significado.
Para exemplificar sua maneira de pensar, Mathias falou sobre
a diferença entre uma partida de tênis e uma de frescobol. Na primeira, o objetivo
é fazer o outro jogador errar, enquanto na segunda, para que o jogo tenha
sucesso, é preciso que o outro acerte, não deixando a bola cair no chão. É
dessa forma, na visão dele, que os professores e gestores devem atuar.
Ao afirmar que é preciso que se adote uma aprendizagem
colaborativa, onde o professor é um mediador, Mathias encerrou afirmando que a
questão não é o uso de softwares ou calculadoras em sala de aula, mas o uso que
cada um faz dele, especialmente os professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário