segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SENAI e SEBRAE lançam caderno “Inova Moda” com tendências de verão

Evento no SENAI Espaço da Moda reuniu cerca de 80 pessoas da indústria de confecção

Inspirações para o verão. Esse foi o objetivo central da palestra de lançamento do caderno Inova Moda, realizada na quarta, dia 18/11, no SENAI Espaço da Moda. Cerca de 80 pessoas da indústria de confecção da região compareceram ao evento para conhecer as principais tendências do mercado que vão embasar o desenvolvimento das coleções.

Esse é o segundo ciclo do projeto de pesquisa colaborativa, realizado, a nível nacional, por colaboradores do SENAI em convênio com o Sebrae, e voltado ao estímulo da criatividade e do design na cadeia produtiva de moda brasileira. Na nova versão da publicação, o INOVA MODA - Criação apresenta o tema “Experiências”, inspirado em assuntos de Alimentação, por intermédio de três livros de receitas, que representam os conceitos “Temperos”, “É de Comer com os Olhos” e “Projeto Verão”.

A palestra foi realizada pelo gerente de Inovação, Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT, Flávio Sabrá, que destacou a importância da cor no desenvolvimento de uma coleção. “Nesse projeto, nós traçamos, através de pesquisas, uma estratégia de como a alimentação, as cores, as formas e o seu uso no nosso dia a dia é tão importante na cadeia têxtil de confecção e para toda a cadeia de moda.”

Sabrá falou também sobre a importância de “olhar para dentro” da empresa, buscar a identidade e dar ressignificado aos produtos. “Quando a gente fala do ressignificado estamos nos referindo à ideia do ‘eu sou e tenho a possibilidade de criar e recriar em cima do que eu tenho’. Quando eu dou um ressignificado ao meu estoque, eu estou reinterpretando o meu produto e atendendo a essa cadeia de valor com melhor qualidade”.

Outro tema relevante comentado na palestra foi a questão da tecnologia aplicada à sustentabilidade. “A partir desse ano, entra em vigor a lei de resíduos sólidos e nós também teremos que olhar para dentro para produzir melhor e melhorar os processos”, comentou Sabrá.

Para a empresária, Sirléa de Miranda, a palestra de inspiração é uma boa forma de despertar as empresas para criar e não somente copiar produtos. “Eu achei muito bacana essa ideia de inovação e a questão do olhar para dentro para que você possa fazer a peça para o mercado”, comentou.

Nenhum comentário: