domingo, 23 de novembro de 2014

Sobre políticos e idiotas

O Programa Cidade Real (que vai ao ar ao vivo, às segundas, 22h, na Tv Zoom, Canal 10 RCA) está incorporando novas atrações ao seu conteúdo; uma delas é o Quadro OPINIÃO, com o professor Ricardo Lengruber, que na última segunda, 17, fez um editorial, cujo tema foi "Sobre políticos e idiotas ...". 

Se você não teve a oportunidade de conferir, acesse o vídeo ou confira o texto abaixo.


Sobre políticos e idiotas ...

As palavras têm um poder interessante. As vezes, dizem exatamente o que a gente pensa. As vezes, confundem a cabeça de todo mundo. E, outras vezes, podem significar muito mais do que a gente imagina.

Por exemplo, você já pensou sobre a palavra "política"?

Pois é ... Política é uma palavra muito desgastada. Há tanta coisa ruim relacionada com as notícias sobre política que a gente até desanima do assunto. Mas política é uma palavra muito poderosa.

Política vem de "pólis", que significa cidade. Política é a arte de administrar a cidade, a sociedade. Uma palavra irmã da política é cidadania. Significam praticamente a mesma coisa. Política é do grego; cidadania é do latim. Fazer política é garantir que todos, sem exceção, tenham plena cidadania.

O político é o sujeito preocupado com o bem comum; atento às necessidades da coletividade; é o indivíduo que age em nome da comunidade, para benefício da sociedade toda.

Lá no passado, quando as palavras começaram a surgir, o contrário do político - daquele que pensa na coletividade - era chamado de "idiota", ou seja, aquele que se ocupa apenas consigo mesmo. Idiota vem do grego também e possui o prefixo "id", que significa "próprio", aquilo que é referente à própria pessoa, individualmente. Daí vêm palavras como identidade, idioma, idiossincrasia etc.

Isso é bastante interessante: políticos e idiotas como opostos. Políticos pensam no bem comum; idiotas olham apenas para o próprio umbigo!

Ok! Ok! Eu concordo: hoje em dia, isso está meio confuso. Há políticos que olham apenas para seu próprio benefício. E há os considerados idiotas porque são idealistas, românticos e querem lutar pela cidadania.

Acho que já passou da hora de arrumar o dicionário. Político é político. Idiota é idiota.

Não dá pra continuar confiando em quem só quer seu próprio benefício. É preciso resgatar umas falsas idiotices; dessas que faz a gente acreditar que a política pode sim transformar as coisas para melhor e que haverá oportunidade e condições para todo mundo, honestamente.

É essa, pessoal, a nossa Opinião!

Professor Ricardo Lengruber

Nenhum comentário: