segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Conselho regional da FIRJAN promove debate sobre água e energia

Reunião também discutiu outras questões que interferem na competitividade

O Conselho Empresarial da FIRJAN no Centro Norte Fluminense realizou o primeiro encontro de 2015 para debater soluções que aumentem a competitividade da indústria da região. Dos assuntos abordados, a oferta de abastecimento de água e o custo de energia para as empresas foram os mais debatidos entre os empresários e representantes das concessionárias dos serviços.

A reunião contou com a participação de Christian Portugal, superintendente da empresa Águas de Nova Friburgo, responsável pelos serviços de saneamento básico de água e esgotos sanitários na cidade. Christian ressaltou a autossuficiência do sistema de abastecimento de Nova Friburgo e as obras realizadas pela empresa para diminuir os desperdícios. “A perda do sistema hoje é de 38%, dentro da média nacional. Estamos aos poucos substituindo a rede antiga e implementando processo de monitoramento dos vazamentos para minimizar isso”, comentou.

A representante da fornecedora de energia na região, Ana Maria de Azevedo Jorge, também comentou o aumento nas tarifas do serviço, o que terá grande impacto nas indústrias, onde o volume de consumo é maior. Os conselheiros solicitaram representação da FIRJAN junto a Aneel para revisão dos prazos da renegociação dos contratos com as empresas fornecedoras, já que na forma atual, mesmo com a redução do consumo, a demanda contratada é fixa por 6 meses.

Speed Fiscal e tarifas intermunicipais

Os empresários também manifestaram a necessidade de uma ação efetiva da FIRJAN sobre outros assuntos importantes para a indústria, como o adiamento ou simplificação do SPED Fiscal Bloco K e a revisão da tarifa de reajuste da Auto Viação 1001 de 37%, 25% acima da tarifa estadual autorizada, que tem aumentado os custos para a indústria e inviabilizado deslocamentos de funcionários.

Nenhum comentário: