domingo, 8 de fevereiro de 2015

Produtores de Trajano de Moraes ganham certificação orgânica

Município é especializado no cultivo de frutas, olerícolas, cereais e grãos

Em Trajano de Moraes, doze famílias de agricultores familiares da microbacia Alto Macabu são as mais novas produtoras orgânicas da Região Serrana. A entrega dos certificados de conformidade orgânica, emitidos pela Abio (Associação dos Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro), aconteceu em 28 de janeiro com a presença de técnicos da Emater-Rio, da Pesagro-Rio e de consultores do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura.
Foto: Paulo Filgueiras

Os produtores, das localidades Ponte de Zinco e Tirol, passam a formar o grupo Rio Macabu da Abio, instituição cadastrada pelo Ministério da Agricultura para avaliar a conformidade orgânica através dos Sistema Participativo de Garantia (SPG). A formação do grupo foi incentivada pela Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologias e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas, fórum articulado pelo Programa Rio Rural que reúne instituições parceiras do setor agropecuário. Através de várias oficinas, encontros, seminários e excursões promovidas pela rede, os agricultores receberam, durante quase dois anos, capacitação continuada em agroecologia. A partir de agora, os membros estão qualificados a vender produtos orgânicos diretamente ao consumidor nas feiras livres, na merenda escolar - através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - ou à CONAB - por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Foto: Paulo Filgueiras
Carlos Augusto Azevedo vive na localidade do Tirol e é um dos representantes do grupo junto à Abio. Segundo ele, o certificado representa a consolidação de uma filosofia de vida. “Quando se tem várias pessoas interessadas, o resultado é alcançado. Todos nós acreditamos desde o início na mudança e, por isso, participamos dos cursos. Esse certificado representa nossa preocupação com a terra e com o futuro dos nossos filhos”, disse.

O extensionista rural da Emater-Rio, Jorge Gil, foi quem identificou o grupo de interesse na microbacia. Ele ressalta que os agricultores adquiriram conhecimentos teóricos e práticos suficientes para apostar na agricultura orgânica. “Não foi um processo rápido e nem fácil. Todos passaram por uma etapa de transição em suas rotinas. Agora as famílias precisarão de empenho para continuar no processo e crescer cada vez mais”, afirmou.

Foto: Paulo Filgueiras
Atualmente, a legislação brasileira prevê três diferentes maneiras de garantir a qualidade orgânica. Uma delas é o SPG, caracterizado pelo controle social e pela responsabilidade solidária entre os participantes. Para formar um SPG, é necessário que os interessados organizem uma estrutura básica de funcionamento. O agricultor também possui a opção de tornar-se membro de um SPG já existente. Mais informações sobre esse processo nos escritórios da Emater-Rio ou nos centros de pesquisa da Pesagro-Rio.

Nenhum comentário: