terça-feira, 31 de março de 2015

Escolas de Cordeiro fazem adesão ao Programa ‘Mais Educação’

Em 2014, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação, fez adesão ao Programa de Educação Integral do Governo Federal, denominado ‘Mais Educação’. O programa é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas municipais, ao aderirem ao programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macro-campos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

No município o programa, que tem a coordenação da professora Jacqueline Seabra Ramos, foi bem recebido pelas escolas municipais de Ensino Fundamental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os gestores das escolas possuem acesso ao sistema para cadastro da escola e escolha das oficinas a serem oferecidas aos alunos no contra-turno, dando os primeiros passos rumo à educação integral, como recomenda o Plano Municipal de Educação, que está sendo elaborado para os próximos anos.

Cada escola selecionou quatro oficinas adequadas à realidade de seus alunos e as que cumpriram todas as etapas já receberam a primeira parcela. São elas: Escola Municipal José Pinho de Carvalho (Iperj), Escola Municipal Zuleika Judice de Mattos Rodrigues (Retiro Poético), Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves (Rodolfo Gonçalves) e Escola Municipal Rita Cabral Pinto (Manancial).

Deve-se ressaltar que esse trabalho não contempla a Educação Infantil, que recebeu uma verba menor do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Segundo a secretária de Educação, Madalena Tavares, Cordeiro foi um dos primeiros municípios a serem contemplados, provando a eficiência dos gestores na execução do programa com o apoio do Departamento de Educação, “Fico feliz com este passo que confere às escolas o direito a uma gestão democrática”, declarou a secretária.

Nenhum comentário: