domingo, 22 de março de 2015

Projeto Onda Verde recebe ótima adesão em Cordeiro

Iniciado no mês de fevereiro pela Prefeitura de Cordeiro, o Projeto Onda Verde tem como intuito promover o reflorestamento no perímetro urbano do município. Antes mesmo de completar um mês de lançamento, o projeto já deixou entusiasmado o secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, que comemora a adesão da comunidade e o plantio de cerca de 100 mudas arbóreas de pequeno porte no perímetro urbano.

O secretário confirma que o bairro Lavrinhas foi o primeiro a participar, recebendo 47 mudas de Extremosas e Oiti. No bairro Senna Campos, foram plantadas 20 mudas de Extremosas; o Centro recebeu duas mudas de Oiti; o Constantino foi contemplado com sete mudas de Ipê; no bairro Dois Vallos foram solicitadas e repassadas 15 mudas de Oiti; e no Retiro Poético mais cinco mudas de Oiti.

Já foram recebidos inúmeros pedidos, ratificando o desejo da população em contribuir com o reflorestamento urbano. Contudo, Paulo Araújo lamenta que algumas mudas plantadas nas ruas Antonio Ribeiro de Moraes, nas Lavrinhas, e Benjamin Constant, nos Dois Vallos, tenham sido arrancadas. “Tivemos que refazer o plantio. Infelizmente ainda existem pessoas que andam na contramão do progresso e adotam práticas como o vandalismo”, desabafa.

Através de ofício, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou auxílio à diretoria de gestão dos Hortos Florestais do Estado, órgão ligado ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente), para viabilizar a doação de sete mil mudas de espécies arbóreas de pequeno porte e dar continuidade ao Projeto Onda Verde. “Peço à população que coopere conosco na irrigação das mudas próximas às suas residências. Também é fundamental denunciar quaisquer atos de vandalismo contra as plantas”, solicita Paulo Araújo.

Comprovando a boa vontade da população quanto ao projeto, o morador Osório Curty doou 22 mudas de árvores frutíferas cultivadas em sua residência para serem aproveitadas no programa idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o prefeito Leandro Monteiro, atitudes assim valorizam as ações da administração e beneficiam diretamente o meio ambiente: “Seria excelente se todos seguissem esse exemplo para mantermos uma gestão ambiental mais adequada e oferecer mais qualidade de vida aos nossos munícipes”.

Nenhum comentário: