domingo, 1 de março de 2015

Secretário de Agricultura de Cordeiro aborda escassez de água e seus reflexos

Os dois últimos anos ficarão marcados na história do país pela estiagem em todos os estados brasileiros. Cientes dos reflexos na vida da população em médio e longo prazo, em virtude da crise no abastecimento de água, autoridades do setor têm perdido o sono e mobilizado esforços em campanhas de conscientização sobre a necessidade da adoção de novos hábitos para evitar o iminente racionamento.

Esses e outros pontos importantes foram abordados de forma esclarecedora pelo atual secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Cordeiro, o engenheiro agrônomo Lauro Conde, na terça, 24, durante o Programa Espaço Aberto, da Rádio 94 FM Stéreo.

Defensor da utilização consciente dos recursos hídricos tanto na cidade quanto no campo, Conde escreveu recentemente um artigo que será publicado numa revista especializada do Espírito Santo. O agrônomo relatou experiências e detalhou projetos que se converteram em ações de proteção às nascentes, no plantio de espécies nativas para o reflorestamento e outros serviços em defesa do meio ambiente.

Segundo ele, a situação das águas na atualidade nos convida a refletir sobre a importância de cada um no trato desse recurso natural. No que tange às ações realizadas em Cordeiro, Lauro Conde citou a construção de reservatórios de água (poços de acumulação); limpeza e reforma de açudes; e abertura de estradas internas nas propriedades para facilitar o acesso às fontes de água.

Recentemente, em encontro realizado no Rio de Janeiro com dirigentes da CEDAE, o prefeito Leandro Monteiro e o secretário Lauro Conde apresentaram um projeto arrojado para o Rio Macuco, principal curso d’água do município. Segundo Lauro, os profissionais da entidade ficaram empolgados e se mostraram dispostos a manter uma parceria que funcione como forma de preservação e proteção das águas. “Estou otimista de que nos próximos encontros tenhamos novidades”, declarou Conde, acrescentando que a empresa estatal retira aproximadamente 150 litros de água por segundo do rio para tratar e abastecer as casas.

Reforçando a tese de que todos podem ser multiplicadores de ações de proteção às nascentes e margens do Rio Macuco e de recuperação do solo, Lauro Conde disse estar aberto a novas ideias e confirma parceria voltada ao reflorestamento em áreas importantes de Cordeiro. “Todas as formas de defesa das águas devem ser observadas como prioridade. Estamos buscando parcerias nesse sentido e os resultados serão benéficos para as populações das zonas rural e urbana”, confirmou o secretário.

Mantendo contato constante com os proprietários rurais, Lauro e sua equipe vêm orientando sobre a preservação de áreas onde existem fontes de água e inclusive repassaram um esquema simples aos produtores.

Nenhum comentário: