segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nova Friburgo realiza evento para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas

O Dia Internacional de Combate às Drogas não passou em branco em Nova Friburgo. Um evento foi realizado na Praça Dermeval B. Moreira, na sexta-feira, 26 de junho, e contou com a presença de secretarias municipais da Prefeitura, incluindo a de Políticas sobre Drogas, e instituições que trabalham com a causa, como o Esquadrão da Vida. Representantes do 11° Batalhão de Polícia Militar e do Sanatório Naval também participaram e o vereador Gustavo Barroso representou a Câmara Municipal.

O dia 26 de junho foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Em 1997, a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e na social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime.

Três eixos principais da Política sobre Drogas foram tratados nesse dia: prevenção, cuidado e acolhimento, reinserção social. O objetivo da ação é mobilizar a sociedade, em especial os jovens, para uma reflexão sobre as implicações do uso de álcool e outras drogas.

A programação teve início com a fala das autoridades, como o secretário de Políticas sobre Drogas, Antonio Fagundes. Logo após, houve uma apresentação da banda de fanfarra da E. M. Bernardo Pacheco.

Na Praça Dermeval B. Moreira, diversas barracas foram montadas pelas secretarias que são parceiras no trabalho de prevenção ao uso de drogas, junto à secretaria de Políticas de Drogas, como Educação, Defesa Civil, Esporte, além das barracas da Oficina Escola e do Esquadrão da Vida. Durante o dia, os voluntários fizeram distribuição de panfletos e apresentaram os trabalhos que são desenvolvidos por eles sobre prevenção.

A barraca da Secretaria Municipal de Educação apresentou os trabalhos dos alunos do ensino fundamental. Segundo a titular da pasta, Tânia Trilha, a prevenção já é ensinada nas escolas. De acordo com a secretaria de Política de Drogas, em agosto, a Secretaria Estadual de Prevenção a Dependentes Químicos (Sepedec) estará capacitando cerca de 60 professores da rede municipal de ensino para que trabalhem de forma contínua e efetiva na prevenção para alunos dos 6° ao 9° anos. Outro trabalho importante que será realizado pela Secretaria de Educação é o levantamento de alunos que fazem uso de álcool e drogas. Esse levantamento será feito a partir de um questionário nacional.

De acordo com Antonio Fagundes, o trabalho de prevenção em Nova Friburgo está sendo feito na rede municipal e nos bairros. Em relação aos cuidados e acolhimento, o secretário disse que são realizados acompanhamentos com as famílias e ao dependente químico, levando para avaliação médica e encaminhamento para as comunidades terapêuticas, onde permanecem por 60 dias. Durante esse período, as famílias são atendidas pelos CRAS e, cumpridos os 60 dias, os dependentes voltam para uma nova avaliação com psicólogos, para saber se podem receber alta. A partir daí, é feito o trabalho de inserção social através de encaminhamento ao mercado de trabalho.

Hoje, 33 pessoas estão sob tratamento nas comunidades terapêuticas de Cachoeiras de Macacu (Esquadrão da Vida), Sana e Paraíba do Sul.

A importância do evento, segundo Antonio Fagundes, é destacar o Dia Internacional de Combate às Drogas e mostrar que em Nova Friburgo existe uma secretaria de Políticas especializada, que realiza um trabalho de prevenção, e onde as pessoas podem procurar ajuda, “pois somos, no Estado do Rio, a única secretaria especializada”, afirmou Antonio Fagundes.

O Esquadrão da Vida, que participou do evento através do pastor Muninho, que é o coordenador administrativo do esquadrão, atua há 32 anos na área com o trabalho de tratamento por internação das pessoas com dependência química, e, também, realizam a ressocialização. A sede em Nova Friburgo fica no número 270 da Avenida Alberto Braune e a comunidade terapêutica fica em Cachoeiras de Macacu. O tratamento é feito pelo modelo cognitivo-comportamental, com o período de abstinência, e medicação apropriada.

Para Muninho, a realização de um evento como o promovido pela Prefeitura na Praça Dermeval é de uma importância fundamental. Segundo disse, desde 2004, o Esquadrão vem realizando um trabalho solo. Agora, graças a essa nova visão do governo, com a criação da secretaria de Políticas Sobre Drogas, fica o desejo de que outros trabalhos sejam realizados durante todo o ano. “A secretaria está sendo fundamental, pois passamos a participar mais de eventos como esse e, nos bairros, a criação do Conselho Municipal Antidrogas foi agilizada e está se fazendo encaminhamento para tratamento. Isso não havia antes em Nova Friburgo e era muito complicado o encaminhamento para tratamento”, afirmou.

Nenhum comentário: