quinta-feira, 11 de junho de 2015

Nova Friburgo tem 39 representantes na maior competição de educação profissional da América Latina

Primeira fase da Olimpíada do Conhecimento acontece entre os dias 8 e 12 de junho.
 SENAI Friburgo é um dos polos da competição

Começou na segunda-feira, dia 8 de junho, mais uma edição da Olimpíada do Conhecimento do SENAI. Nova Friburgo conta com 39 representantes na etapa escolar deste que é o maior evento de educação profissional da América Latina. Os participantes são alunos e ex-alunos do SENAI da cidade e competem em nove ocupações em busca de uma vaga na próxima fase – a estadual. Durante os dias de competição, os estudantes participam de provas que contemplam o planejamento, processo de execução e o produto final, incluindo também conhecimentos e atitudes. A principal missão do torneio é ser vitrine para o mercado de trabalho, mostrando o talento dos jovens ao serem desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. Além da escolar e da estadual, a Olimpíada terá ainda as etapas nacional e internacional.

Mais de 800 alunos de todo estado participam dessa primeira fase. Os estudantes do SENAI Nova Friburgo participam nas ocupações Panificação, Confecção de Roupas, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Tornearia Mecânica, Soldagem, Mecânica de Manutenção Industrial, Projetos Mecânicos e Segurança do Trabalho. O desempenho dos jovens estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas. Na etapa escolar, as provas acontecem dentro do próprio SENAI.

O resultado da etapa escolar será divulgado na sexta, dia 12 de junho. A partir daí, os classificados treinam para a fase estadual, que será de 29 de junho a 3 de julho em polos de competição distribuídos no estado. A fase nacional será em 2016 e a internacional – a WorldSkills Competition, em 2017.

Nenhum comentário: