terça-feira, 4 de agosto de 2015

Festival Estadual de Poesias será realizado em Macuco

Durante encontro realizado na semana passada, em São Sebastião do Alto, dirigentes da Secretaria de Estado de Cultura e representantes das Prefeituras fluminenses deliberaram sobre o Festival Estadual de Poesias das Escolas. O sucesso alcançado em edições anteriores fez os componentes do órgão estadual providenciar a extensão do festival aos demais municípios do interior, numa tentativa de disseminar o interesse pelo tema e despertar nos estudantes a veia poética escondida.

Na ocasião, foi apresentado o histórico do evento, que teve sua primeira edição intermunicipal em 2012, quando participaram, além do anfitrião, São Sebastião do Alto, municípios como Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena. No ano passado, o crescimento foi extraordinário, com o 2º Festival Intermunicipal de Poesias das Escolas sendo realizado em Santa Maria Madalena, que abrigou outros 20 participantes, representando três regiões fluminenses distintas: Serrana, Noroeste e Norte.

 Secretários e diretores de Cultura das cidades se mostraram empolgados com a possibilidade de ter um evento dessa grandiosidade próximo de suas comunidades, em especial perto dos alunos das redes pública e privada de ensino. Dividida em duas etapas, a reunião tratou primeiramente das solicitações dos organizadores do evento em nível estadual. Depois, foi a vez dos municípios que irão sediar as fases regionais se manifestarem, entre eles Macuco, que foi confirmado como sede de uma das fases regionais. “Faremos uma verdadeira festa literária em Macuco”, garantiu o professor Alex Sandro Oliveira, organizador do evento.

Segundo a diretora de Cultura de Macuco, Vera Lúcia Tiberto, o Governo do Estado já acenou com o patrocínio de todo material gráfico a ser utilizado em todas as etapas do festival de poesias, além de também se responsabilizar pela divulgação do evento em nível regional e estadual, lançando mão das mídias escritas, faladas e televisadas.

Pensando num evento grandioso, já que Macuco servirá de vitrine para outras cidades e regiões, Lucinha já se mobiliza juntamente com sua equipe e os resultados já começam a aparecer. A diretora confirma que conseguiu apoio da Faculdade de Além Paraíba, em Minas Gerais, que irá presentear os vencedores do concurso com bolsas de estudo e troféus. “Imagino que estaremos realizando em Macuco o mais importante evento cultural do cenário regional no ano. A única coisa que nos resta definir é a data do Festival de Poesias, que será entre o final de outubro e começo de novembro”, garante Lucinha.

Nenhum comentário: