segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Gestão responsável de resíduos da indústria da confecção é pauta de mesa redonda na Fevest 2015

Assunto foi pautado no Protocolo de Gestão Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, lançamento do Sistema FIRJAN que auxilia as empresas do setor a reduzir o desperdício de matéria-prima

Uma mesa redonda no último domingo, dia 2, falou sobre desperdício, competitividade e responsabilidade ambiental em Nova Friburgo. O debate aconteceu durante a Fevest 2015 - Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima -, que continua até amanhã, dia 4. O assunto foi pautado no Protocolo de Gestão Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, lançamento do Sistema FIRJAN que auxilia as empresas do setor a reduzir o desperdício de matéria-prima e a gerir de forma inteligente o que precisa ser descartado.

O protocolo é mais uma ação do Sistema FIRJAN em prol da competitividade das indústrias de confecção. Adotando as propostas do guia, as empresas podem aperfeiçoar seus processos produtivos e reduzir, em até 25%, o desperdício. A redução e o correto descarte dos resíduos da confecção é uma ação indispensável, que auxilia as empresas a se tornarem mais competitivas e alinhadas às políticas ambientais vigentes.

Eliane Damasceno, coordenadora de Desenvolvimento de Projetos da Assessoria de Responsabilidade Social da Federação, destacou a importância do protocolo para Nova Friburgo. A cidade, como todas as outras do país, deve se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, política que passa para o município a responsabilidade de fiscalizar o descarte correto do que sobra da produção industrial. “O documento é para ser lido, discutido e contextualizado pela empresa. Da gerência ao colaborador que trabalha diretamente na produção, é importante que todos estejam alinhados sobre a maneira correta de produzir para evitar ao máximo o desperdício”.

A empresária Nelci Layola Porto, diretora da Lucitex, empresa de moda íntima que participou como parceira do Sistema FIRJAN no diagnóstico que resultou no protocolo, ressaltou a importância da total compreensão dos processos industriais. “Do recebimento da matéria-prima, passando pela concepção do produto, é possível se planejar para que cada detalhe do processo promova a redução do descarte”. Nelci conta que pensar uma família de peças que permita um melhor encaixe otimiza o corte e reduz a produção de resíduos.

A empresária destacou também, que a troca de equipamentos pode se fazer necessária, mas a economia gerada devolve um retorno financeiro para a empresa que pode superar os gastos. De acordo com ela, durante a parceria com a Federação foi possível perceber oportunidades de negócios dentro do próprio polo, pois um resto de tecido que na empresa dela seria descartado pode ser matéria-prima para uma peça inteira em outra indústria, como por exemplo, para a fabricação de lingeries eróticas que utilizam pouco tecido na produção de um artigo.

Também participaram da mesa redonda Alan Marqui, analista ambiental da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA); Eduardo Korkes, da H3 Polímeros; Vasco Loureiro, da Sapeka de Moda Intima; e Francisco Biazini, da RedeResíduo.


O protocolo

Em 2010, o Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo, considerado o maior em produção de lingerie do país, era responsável pelo descarte de 120 toneladas de resíduos sólidos por mês. Estimativas baseadas no volume de peças produzidas em 2013 apontam que esse número está próximo de 285 toneladas mensais.

A iniciativa de lançar o protocolo foi criada a partir do projeto Tecnologia Socioambiental de Descarte Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, vencedor do Edital SENAI SESI de Inovação em 2012. Esse trabalho envolveu especialistas de diversas áreas do Sistema FIRJAN - como Assessoria de Responsabilidade Social, Gerência de Desenvolvimento Setorial, e Centro de Tecnologia SENAI Ambiental -, em parceria com técnicos do SENAI CETIQT e profissionais da empresa Lucitex, referência em moda íntima em Nova Friburgo.

Faça o download gratuito do protocolo de gestão de resíduos em www.firjan.com.br/espacodamoda. Você também pode conferir o vídeo que explica essa metodologia em http://migre.me/r1XZ2.

Nenhum comentário: