Nesta segunda-feira, 23 de novembro, a Representação
Centro Norte Fluminense da FIRJAN, localizada em Nova Friburgo, realiza
programação especial dedicada aos negócios internacionais. Na ocasião será
apresentado o Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado do Rio, pelo Centro
Internacional de Negócios do Sistema FIRJAN (CIN). O estudo, feito a cada dois
anos, tem o objetivo de traçar o perfil das empresas fluminenses que atuam no
Comércio Exterior e mostrar quais os obstáculos internos e externos enfrentados
pelos empresários para importar e exportar.
A apresentação será realizada a partir das 18h, seguida pela
premiação do Rio Export. O prêmio tem o objetivo de valorizar e estimular o
desempenho das indústrias fluminenses nas relações com o mercado externo. É
entregue anualmente às empresas que mais se destacaram em diversas categorias,
de acordo com o desempenho na atividade exportadora retratado nos números
oficiais da Secretaria de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio e
Serviços. Cinco empresas de Nova Friburgo e Região serão homenageadas.
Ainda na ocasião as empresas associadas ao Sistema FIRJAN,
interessadas no mercado da exportação, vão poder participar de uma Assessoria
em Comércio Exterior oferecida pelo CIN. Os empresários vão tirar dúvidas sobre
processos de exportação e importação, tributos incidentes, pesquisas de
mercado, normas internacionais e certificado de origem. A assessoria será
prestada a partir das 14h e o agendamento pode ser feito pelo telefone (22)
2524-1600, que está disponível também para sanar dúvidas.
Mais sobre o diagnóstico
Em 2014, o Rio de Janeiro foi o segundo estado em
participação no comércio exterior brasileiro, ficando atrás apenas de São
Paulo. O saldo comercial do Rio se manteve positivo apesar do saldo negativo do
Brasil, depois de 13 anos de superávit.
As exportações do estado do Rio de Janeiro, no entanto, apresentaram uma
queda de 21%. Já as importações tiveram um aumento de 5,9%.
Para a realização do estudo, o Centro Internacional de
Negócios do Sistema FIRJAN ouviu 328 empresas fluminenses a fim de conhecer suas
apreensões, aspirações e necessidades. O objetivo é contribuir para o
desenvolvimento de ações que possibilitem melhorias no ambiente de negócios do
comércio exterior fluminense nos próximos anos e que colaborem para a
internacionalização das empresas do Rio de Janeiro.
Principais pontos detectados pelo Diagnóstico do Comércio
Exterior:
• Nove em cada dez empresários acreditam que é preciso
superar a burocracia e outros entraves às exportações, como custo do transporte
interno e custos portuários;
• 55% das empresas desconhecem o Portal Único do Comércio
Exterior, lançado em 2014 pelo Governo Federal, que estabelece processos mais
eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no
comércio exterior;
• 11% das empresas citam as barreiras não tarifárias como
principal entrave nas negociações, na edição anterior o índice era de apenas
2%;
• Se os entraves fossem minimizados, 86% dos entrevistados
investiriam mais em exportações;
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