domingo, 15 de novembro de 2015

Hospital Maternidade mantém título de Hospital Amigo da Criança

O Hospital Maternidade de Nova Friburgo, hospital Dr. Mario Dutra de Castro, foi reavaliado na quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde e manteve o título de Hospital Amigo da Criança, conquistado em 2001.

Para que seja reconhecido como Amigo da Criança, o hospital deve cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e os 10 critérios (normas) para o processo de habilitação, como garantir o direito a acompanhante, da internação da mãe até a alta do bebê, garantir um ambiente tranquilo e acolhedor, disponibilizar métodos não farmacológicos de alívio da dor, assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos e, se prescritos, a necessidade deve ser explicada à mulher, entre outros.

Conforme informou o secretário de Saúde, Rafael Tavares Garcia, a manutenção deste título é de grande importância para o município, além de ser o reconhecimento da qualidade do atendimento do Hospital Maternidade de Nova Friburgo. “Gostaria de agradecer e parabenizar todos os funcionários pela dedicação e compromisso com a nossa unidade. Este título é fundamental para o município e reconhece a qualidade de atendimento do nosso hospital. Vale lembrar que, por possuir o título de Hospital Amigo da Criança, a Maternidade consegue um repasse maior de receitas pelos procedimentos realizados no hospital”.

Para a pediatra e responsável médica pelo Banco de Leite, Dra. Eunice Nascimento de Amaral, a manutenção deste título é muito gratificante para toda a equipe. “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) visa promover, proteger e apoiar a amamentação, diminuindo assim as altas taxas de mortalidade infantil. Nosso hospital é referência na região e mantivemos este título por seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e por promover e manter o aleitamento materno desde o nascimento. Devemos parabenizar toda equipe pela mobilização, dedicação e envolvimento de todos os funcionários da maternidade que atuam na proteção à vida”.

O título Hospital Amigo da Criança, reconhece o Hospital Maternidade como referência em amamentação para o município, região e estado. Nele, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-parto até a alta, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado, reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.

Nenhum comentário: