domingo, 17 de janeiro de 2016

Negócios de impacto social ganham incentivo

Já está no ar a plataforma do Sebrae/RJ e da Benfeitoria para financiamento coletivo (crowdfunding) de negócios de impacto social no Estado do Rio. Quinze iniciativas poderão mobilizar recursos online de forma a viabilizar sua proposta, aprofundar a relação com o público e criar rede.  A parceria propiciará um ambiente colaborativo, além de incluir um pacote customizado de consultoria, diagnóstico e orientação empreendedora. Qualquer pessoa, coletivo ou instituição (com ou sem fins lucrativos), que tenha um modelo de negócio com impacto social no estado, poderá participar. Os projetos deverão ser enviados até o dia 1º de abril de 2016, por meio do formulário disponível em www.benfeitoria.com/sebraerj.


Todos passarão por uma curadoria do Sebrae/RJ e da Benfeitoria, a partir dos critérios de seleção descritos no regulamento, que também está online. O crowdfunding é uma tendência mundial para captação de recursos, tendo como uma das vantagens o teste de novos produtos e serviços. No último ano, cerca de 80% dos projetos que passaram pela Benfeitoria atingiram suas metas.

Negócios de impacto social são empreendimentos que concentram seu objetivo na solução, ou minimização, de um problema social ou ambiental de uma coletividade. A motivação faz parte do plano de negócios e é o que vai trazer lucro para a empresa. Viabilidade econômica, preocupação social e/ou ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano. Além disso, esses empreendimentos buscam incentivar o consumo responsável e sustentável, sem endividamentos excessivos.

Este ano, os vencedores da Maratona Negócios de Impacto Social do Rio de Janeiro anunciados na Feira do Empreendedor organizada pelo Sebrae/RJ foram os projetos Pranah (ensino adaptativo e desenvolvimento de competências socioemocionais para jovens) e Força na Peruca (produção e fornecimento de perucas para pacientes oncológicos). Em 2014, os projetos vencedores foram o Clubinho Salva Vidas e a Gama TV.  O primeiro é um portal gratuito de games com a finalidade de divertir e educar crianças sobre segurança no trânsito. O outro surgiu com o objetivo de democratizar o acesso à informação e funciona por meio de plataforma online adaptada para deficientes visuais e auditivos.  Em 2013, a vencedora foi a Insolar, que promove o acesso à energia solar em comunidades.

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