segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

2º dia de folia em Nova Friburgo mistura criatividade e muita beleza

O Carnaval da Família de Nova Friburgo, no seu segundo dia de atrações, sábado, 06, reuniu milhares de pessoas nas ruas do Centro e na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Mas a programação não ficou apenas concentrada no concetrada no centro da cidade, pois houve programação no bairro Cônego e também em Riograndina, sendo que este último foi uma realização independente sem apoio do Poder Público.

Na Avenida, durante a tarde, teve apresentação de Trio Elétrico com a Banda Meu Chapéu Virou Pandeiro, desfile do Bloco Confraria do Ócio, do Bloco de Embalo Biricutico com Trio Elétrico. Na parte da noite, aconteceu  o tão aguardado desfile dos Blocos de Enredo.

Pela ordem, o primeiro bloco a pedir passagem foi o Unidos do Imperador. Com o enredo “O delírio das lendas e mitos da mágica Amazônia: terra de belezas naturais”, a agremiação do Alto de Olaria, nas cores verde, vermelho e branco, levou 100 componentes para desfilar com muita expressividade. O bloco fundado em 1991, do mestre Tiago Tatiano, levantou o público nas arquibancadas.


Já passava das 22 horas, quando o Bloco Raio de Luar, do bairro Duas Pedras, entrou na avenida com seus 120 componentes, embalados pelo azul e branco nas fantasias pouco tímidas e muito bem acabadas. O enredo “Almirante Negro: o herói da Revolta da Chibata”, do carnavalesco Lamoniê Ornelas, levou empolgação e fez os presentes cantarem junto o samba que trazia a história do bravo feiticeiro.


Dando continuidade, o terceiro bloco a entrar na passarela foi o Globo de Ouro fundado em 1977 no bairro Vila Amélia, com seus 100 componentes vestindo adereços que mostravam como o brilho nas cores azul, royal, amarelo e ouro poderiam levar luz à avenida. O bloco, que trouxe o enredo “O número da sorte”. É vencedor de 11 títulos e fez bonito ao entoar o samba de João Henrique Pires, João Carlos e Matheus Herdy.


E para encerrar o sábado de folia, o Bola Branca, que nasceu em 1974 no bairro Catarcione, desfilou o enredo “Ouro Verde, a chegada do café no Morro Queimado” e impressionou pela criatividade. Com 100 componentes, a agremiação apresentou um belíssimo espetáculo nos tons preto, branco, azul e rosa, e sob o comando do mestre Riquinho, o bloco marcou sua passagem pelo Carnaval ao mostrar exuberante beleza e harmonia dos integrantes.


O Carnaval da Família foi planejado para proporcionar às famílias friburguenses e também aos turistas, dias de alegria e diversão, com segurança e absoluta tranquilidade. Toda a movimentação é acompanhada durante 24 horas através das 32 câmeras de monitoramento instaladas na cidade e, segundo informações do secretário de Turismo, Nauro Grehs, não houve, até o momento, registro de nenhuma ocorrência que pudesse atrapalhar a animação dos foliões.

E, por ser uma das poucas cidades da região a realizar os tradicionais desfiles e bailes populares, o objetivo parece ter sido alcançado. A rede hoteleira registra 85% de ocupação, e a economia do município é aquecida pela grande movimentação em todos os setores.

De acordo com o prefeito Rogério Cabral, que participa da festa desde sexta-feira (5), ter mantido o calendário neste Carnaval foi de fundamental importância para Nova Friburgo. “Quando tantas cidades não conseguiram realizar a festa, em virtude da crise econômica, nós conseguimos manter a grande festa e nos preparar para receber o folião num ambiente organizado, seguro e muito animado. E já podemos dizer que a resposta tem sido extremamente positiva, superando, inclusive, a expectativa de público para a ocasião. Portanto, não há dúvida de que Nova Friburgo será destaque no estado e é, realmente, uma grande felicidade poder proporcionar esse grande carnaval a nossa cidade”.

Simultaneamente à programação na Avenida Alberto Braune, houve ainda, Baile Matinê com o Bloco Rastafare, Diego DJ com marchinhas de carnaval, Banda Estilo Muleke, Grupo de Dança CIA Prof. Gamel, e show com a Banda Remexesamba na Praça Dermeval Barbosa Moreira. 

No Cônego houve atração para as crianças, com as marchinhas infantis e a Banda 9 aos 90, além de show com a Banda Cuca Livre.

Para pensar num evento desta grandeza, várias secretarias estão envolvidas no trabalho, entre elas: Turismo, Serviços Públicos, Ordem e Mobilidade Urbana, Comunicação Social, etc. Segundo Nauro Grehs, “o trabalho em equipe e o desafio de realizar um grande carnaval, mostrando a força desta festa para o friburguense, foi o que motivou a Prefeitura de Nova Friburgo. Sabíamos o quanto o evento poderia se tornar um atrativo turístico e soubemos aproveitar essa matéria-prima para alavancar o desenvolvimento da cidade”, finalizou o secretário de Turismo.

O 'Bloco da Limpeza' também tem dado um show, tanto na execução dos trabalhos, quanto na animação do servidores municpais

Com informações e imagens da SECOM e vídeos da Luau TV

Nenhum comentário: