sábado, 2 de abril de 2016

Emoção e alegria marcam inauguração da maior creche de Nova Friburgo

A professora Leda Tavares Moreira foi homenageada, em memória, dando seu nome à maior e mais nova creche municipal, com cerca de 1.300 metros de área construída, em um terreno de aproximadamente 2.800 metros. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Leda Tavares Moreira recebeu centenas de pessoas em sua inauguração na quinta, 31.


Muitos ex-alunos e colegas de profissão estiveram presentes à homenagem, além de vários membros da família. Por isso, a emoção se juntou à alegria do momento com pais, alunos da nova creche, profissionais da secretaria de Educação, gestores das unidades escolares e diversas autoridades e membros da comunidade.

A professora Leda foi lembrada por seu carinho, competência e dedicação à educação. Foi a primeira professora do bairro Vila Nova, onde está localizada a nova creche, e atuou em várias funções no Colégio Municipal Odette Penna Muniz, onde foi diretora também e uma das fundadoras e madrinha da banda que se apresentou durante a solenidade de inauguração.

O prefeito Rogério Cabral, após parabenizar todos os envolvidos, chamou a filha de Leda, Ariane Moreira Paladino, que falou da sua emoção pela homenagem, destacando a atuação profissional da mãe que sempre viveu e trabalhou naquela comunidade. Rogério ressaltou que a creche era resultado do trabalho de várias secretarias. Ao cumprimentar os pais presentes, o prefeito disse que a obra não era de luxo, mas de qualidade, e aproveitou para dar duas boas notícias: a de que daria início ao projeto do novo Colégio Odette Penna Muniz, a ser construído no terreno da Prefeitura em frente à entrada interna da creche; e de um centro de capacitação da secretaria de Educação, que abrigará o Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Neusa Brizola, e um espaço para capacitação dos servidores municipais da Educação, ao lado da creche.


O secretário de Educação, professor Renato Satyro, destacou a qualidade da obra que estava sendo entregue, a quinta maior do estado, e a mais bonita. Ele fez diversos agradecimentos a todos os que contribuíram para aquele momento e relembrou a época em que trabalhou com a professora Leda, em seu primeiro emprego em colégio público, exatamente no Odette Penna Muniz. “Conheci poucos profissionais comprometidos como a professora Leda”, afirmou Satyro.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Marcelo Verly, fez um retrospecto de quando os primeiros passos foram dados para a construção da creche, destacou o trabalho dos servidores envolvidos com o com o projeto, e declarou não conhecer nenhuma unidade com a mesma estrutura da nova creche no estado. “Um equipamento público de excelência em um país com um enorme déficit na educação”, concluiu  Verly.


O presidente da Câmara, Márcio Damásio, destacou o grande benefício que uma unidade como aquela iria trazer para as famílias atendidas. E acrescentou já ter ouvido de vários pais que trocaram seus filhos de escolas particulares para municipais pela qualidade do ensino oferecido no município.

O secretário de Governo, Edson Lisboa, fez questão de destacar o trabalho e empenho de engenheiros e arquitetos envolvidos na execução e acompanhamento do projeto do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), que foi alterado e ficou melhor ainda.



A diretora da nova unidade, Carina Cardoso Miranda, agradeceu à sua equipe pelo empenho em arrumar a creche para iniciar as atividades. 

Após a inauguração, os pais já puderam efetivar a matrícula dos filhos que já seriam acolhidos no dia seguinte no Cmei Professora Leda Tavares Moreira.

Nenhum comentário: