terça-feira, 19 de abril de 2016

Gestores públicos participam de programa para promover fortalecimento do Turismo na Região Serrana

Gestores públicos, membros de Conselhos Municipais, técnicos da administração direta e empresários do setor de Nova Friburgo, Cantagalo e Trajano de Moraes participam, nesta quarta-feira (20/04), do programa “Lidera Turismo – Região Serrana I”. O evento, promovido pelo Sebrae/RJ, tem como objetivo apresentar aos participantes conceitos de “Gestão Empreendedora no Turismo”, além de contribuir para a criação de uma agenda para os municípios, estimulando ações de desenvolvimento local e regional com base na sustentabilidade, para viabilizar o fortalecimento da cadeia produtiva do setor.

De acordo com a analista do escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Márcia Bittencourt, o “Lidera Turismo” é importante porque visa contribuir para a promoção do desenvolvimento integrado do segmento na região, contribuindo para as iniciativas do Poder Público e na geração de novos negócios. “Programas dessa natureza podem ajudar aos gestores públicos a debaterem soluções que podem resultar na geração de emprego e renda para a população, a partir do estímulo aos pequenos negócios. A participação e o interesse dos gestores públicos no programa podem torná-los agentes de transformação e desenvolvimento social em suas cidades. Neste encontro, os participantes farão uma análise da situação atual dos destinos turísticos da região e elaborar um direcionamento estratégico de cada destino proposto”, comenta.

Outro objetivo do encontro é que os gestores e técnicos envolvidos com o Turismo na Região Serrana I possam debater ações estratégicas voltadas para o aprimoramento da capacidade empresarial do setor e a integração dos destinos turísticos inseridos na cadeia produtiva, fomentando a criação de redes de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), levando em consideração as oportunidades e os grandes investimentos que surgirão com eventos esportivos no Rio de janeiro, a exemplo dos Jogos Olímpicos.

O encontro técnico dos gestores públicos de Turismo da Região Serrana I acontece nesta quarta-feira (20/04), das 8h às 18h, no Hotel Bucsky, que fica na Estrada Rio-Friburgo (RJ-116), quilômetro 76. Mais informações pelo telefone: (22) 2523-6908

O que é o ‘Lidera Turismo’

É um programa criado pelo Sebrae, em 2008, com base na demanda da Associação  Estadual dos Municípios do Rio de janeiro (Aemerj) e da TurisRio, em desenvolver um projeto voltado para os gestores públicos de Turismo, que os ajudasse a promover políticas públicas para o segmento.
O “Lidera Turismo” se baseia em quatro pilares conceituais: sustentabilidade, inovação, experiência e gestão. As primeiras regiões que estão sendo contempladas pelo programa são: a Costa Verde, Costa do Sol e a Serra Verde Imperial.

No dia 11 de maio haverá mais um encontro, também em Nova Friburgo, entre gestores públicos, membros de Conselhos Municipais de Turismo e técnicos da administração pública para dar continuidade dos debates e planejamento.

O programa se encerra em 1º de junho com um Workshop de apresentação dos projetos que foram elaborados durante a execução do “Lidera Turismo”, que contará com a presença de representantes do Governo do Estado e Governo Federal.

Nenhum comentário: