sexta-feira, 15 de abril de 2016

Membros do ‘Lidera Rio nos Esportes’ realizam entrega do Diagnóstico e Calendário dos Esportes da Região

Nesta quinta-feira (14/04), integrantes do programa “Lidera Rio nos Esportes” fizeram o lançamento do Diagnóstico e Calendário dos Esportes da Região. O evento, que recebeu apoio do Sebrae/RJ, contou com a presença do subsecretário estadual de Esportes Lazer e Juventude, Cyro Marques; dos prefeitos de Nova Friburgo (Rogério Cabral), Cantagalo (Saulo Gouvea) e Cordeiro (Leandro da Silva), secretários municipais de esportes, empresários e profissionais ligados ao segmento. A entrega dos documentos para os gestores públicos aconteceu no auditório do Senai, em Nova Friburgo.


De acordo com a coordenadora da Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o calendário e o diagnóstico são de suma importância pois disseminam a prática desportiva e possibilitam a escolha de ações que beneficiarão um segmento tão importante para a região. “Esse é o resultado de um trabalho feito em parceria entre poder público e iniciativa privada. Portanto, o documento possui uma visão conjunta de como está sendo gerido o esporte e quais as demandas prioritárias do setor. O calendário possibilita que os amantes do esporte, profissionais e empreendedores possam participar e colaborar com eventos esportivos, fortalecendo e aprimorando competições locais. Já com o diagnóstico é possível realizar um planejamento que viabilize a melhoria da gestão pública para o setor, além da integração mais harmônica dos empreendedores com eventos esportivos, potencializando essa cadeia de negócios e trazendo mais riquezas para a região.”, analisa.


O subsecretário estadual de Esporte, Cyro Delgado, destacou que as elaborações do diagnóstico e calendário traduzem a preocupação que profissionais do esporte, empresários e gestores da região têm com o segmento. Para ele, o estudo servirá como fonte de informação para a elaboração de um planejamento que será feito para o esporte em todo Estado. “Pretendo ir a cada cidade para verificar a situação do esporte, pois será a partir daí que iremos elaborar um planejamento em prol do setor. Com esse diagnóstico, esse caminho será encurtado, pois ele detém informações que mapeiam e traduzem as condições do esporte local”.


O Diagnóstico dos Esportes levou seis meses para ser elaborado e contém dados que possibilitam aos interessados tomarem conhecimento sobre como está o desenvolvimento do desporto na região. Ele mostra a situação e estrutura das Secretarias de Esportes em cada município, quantos profissionais estão envolvidos na condução do segmento e mapeia quais municípios possuem locais para a prática de esporte.

Os municípios que estão incluídos no Diagnóstico de Esportes 2016 são: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras, Macuco e Santa Maria Madalena.

O Calendário dos Esportes da Região possui toda a programação dos eventos esportivos que serão realizados nos municípios até o final do ano e apresenta as modalidades de acordo com a vocação de cada cidade. Os eventos/torneios incluem modalidades como o Futebol, Futsal, Handebol, Montain Bike, Down Hill (Ciclismo de descida rápida), Escalada de Ciclismo, Judô, Muai Thai, Parapente, Trilhas, Caminhadas, Corridas, Tênis, entre outros.


Para ter acesso completo ao Diagnóstico dos Esportes da Região e ao Calendário dos Esportes da Região, basta acessar o site: www.calendariodosesportes.com.br.

Nenhum comentário: