domingo, 3 de abril de 2016

Nova Friburgo premia alunos vencedores do Projeto Amigos da Água

A sétima edição do Projeto Amigos da Água teve sua culminância na sexta-feira, dia 1º de abril, durante cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal César Guinle, anexo à secretaria Municipal de Educação, em frente à Prefeitura, apoiadora do projeto da concessionária Águas de Nova Friburgo. Escolas, professores e alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, vencedores do concurso cultural Amigos da Água 2016, receberam impressoras, tablets, camisas, estojos, ecobags, cartilhas ecológicas, mudas nativas, squeezes e certificados. Com o tema “O impacto dos resíduos sólidos na água”, alunos de 1º e 2º anos produziram desenhos; de 3º e 4º anos fizeram colagens; e do 5º ano se responsabilizaram pela criação de textos de cinco linhas.


A cerimônia contou com a presença de Renato Satyro e Rosaly Condack, respectivamente secretário e subsecretária de Educação, e com Alexandre Bianchini, superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo. Marcaram presença também o subsecretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Beto Bayer, e o subsecretário de Obras, Jeferson Aragão. Pais de alunos, diretores, professores e convidados lotaram o auditório para a cerimônia. O projeto, pioneiro em Nova Friburgo, foi estendido para as demais concessões do grupo Águas do Brasil.

Renato Saturo disse que se sua geração tivesse contado com projetos desse tipo, teria menos problemas hoje, pois os frutos são colhidos no futuro. Elogiou as equipes de sua secretaria, que têm muitos projetos e trabalham muito. O secretário terminou parabenizando os vencedores do Projeto Amigos da Água, realizado em parceria com a Águas de Nova Friburgo.

Alexandre Bianchini comentou que o projeto movimentou cem escolas. É realizado com a intenção de incluir o meio ambiente como assunto nas casas dos alunos. Lembrou que os rios de Nova Friburgo estão com a água mais clara, mas continuam com muito lixo. 

Um projeto da concessionária realizado recentemente tirou 300 pneus dos rios da cidade e será repetido, também em parceria com a Prefeitura. Bianchini disse que nunca havia sido registrado dois anos de estiagem em Nova Friburgo, como aconteceu em 2014 e 2015, e considerou isto um recado da natureza. “A Terra está com febre e precisa de remédio”, advertiu.

O escritor Álvaro Ottoni contou as histórias “A árvore que fugiu do quintal” e “O peixinho que não sabia nadar”, antecipando a entrega dos prêmios:

Desenho

1º ano – Beatriz Josena Pereira da Cunha, da Escola Municipal João Vicente Valladares, em Debossan;

2º ano – Lívia da Silva Bahia, da E. M. Jardel Hottz, do bairro Braunes;

Colagens

3º ano – Aramis Catalano Maciel, E. M. Acyr Spitz, de Lumiar;
4º ano – Maria Joana Azevedo, da Escola Municipal São Pedro da Serra, do distrito do mesmo nome;

Texto de cinco linhas

5º ano – Logan Marcos da Silva Cardinot Moura, da E. M. Miguel Bittencourt, do bairro Cônego.


A professora que apresentou o melhor plano de aula – pelo segundo ano consecutivo – foi Tatiane Fernandes da Fonseca, da E. M. Alcides Francisco Brantes, de Salinas.

Outras quatro professoras também foram classificadas: Luciana Vogas, da E. M. Jardel Hottz; Josiane Frez Ouverney, E. M. José Alves de Macedo, da Fazenda Rio Grande; Patrícia Shuenck Macário, E. M. Waldir Lopes de Carvalho, de Santa Cruz; e Carla da Conceição Arouca Novaes, da E. M. Jardel Hottz.

Nenhum comentário: