quinta-feira, 21 de abril de 2016

Prefeito Rogério Cabral envia à Câmara Municipal anteprojeto de lei que beneficia agentes de combate à dengue

Em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 15, na Prefeitura de Nova Friburgo, o prefeito Rogério Cabral e o secretário de Saúde, Rafael Tavares, assinaram e enviaram à Câmara Municipal, em caráter de urgência, o Anteprojeto de Lei que beneficia os agentes de combate à dengue.


O anteprojeto atende uma antiga reivindicação dos agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, corrigindo a denominação do cargo em questão, que passa de “Agentes da Vigilância Ambiental” para “Agentes de Combate a Endemias”. 

Durante a assinatura, o Prefeito Rogério Cabral agradeceu e parabenizou todos as agentes pelo trabalho realizado, pois apesar de poucos, têm se desdobrado para atender toda a demanda, principalmente trabalhando diversas vezes além do horário estabelecido.


O secretário de Saúde, Rafael Tavares, destacou que a Prefeitura de Nova Friburgo está abrindo licitação para aquisição de 15 veículos exclusivamente para o combate à dengue. Rafael ainda ressaltou que com a aprovação do anteprojeto, abre precedente para que a Secretaria de Saúde consiga a aquisição de mais 60 agentes. Assim, o município contraria com 90 profissionais para combater o mosquito Aedes Aegypht.

Essa correção é importante de ser feita, pois é reivindicação da classe e está prevista no CBO (Classificação Brasileiro de Ocupação do Ministério de Trabalho e Emprego). A estrutura básica da CBO foi elaborada em 1977, resultado do convênio firmado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas – ONU, por intermédio da Organização Internacional do Trabalho – OIT, no Projeto de Planejamento de Recursos Humanos (Projeto BRA/70/550), tendo como base a Classificação Internacional Uniforme de Ocupações – CIUO de 1968.



Coube a responsabilidade de elaboração e atualização da CBO ao MTE, com base legal nas Portarias nº 3.654, de 24.11.1977, nº 1.334, de 21.12.1994 e nº 397 CBO 2002. É referência obrigatória dos registros administrativos que informam os diversos programas da política de trabalho do país. É ferramenta fundamental para as estatísticas de emprego-desemprego, para o estudo das taxas de natalidade e mortalidade das ocupações, para o planejamento das reconversões e requalificações ocupacionais, na elaboração de currículos, no planejamento da educação profissional, no rastreamento de vagas, dos serviços de intermediação de mão de obra.

Nenhum comentário: