sexta-feira, 15 de abril de 2016

Prefeitura de Nova Friburgo apresenta Portal da Transparência na Câmara Municipal

A Prefeitura de Nova Friburgo apresentou na terça-feira, 12, na Câmara Municipal (CMNF), o recém-lançado Portal da Transparência. A reunião específica foi proposta pelo Presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Marcelo Verly, que tratou o programa como de excelente qualidade, dizendo que estava impressionado e reforçando que o poder executivo está no caminho certo, levando transparência para toda a população.


Representando a Prefeitura estavam o prefeito Rogério Cabral, o secretário de Finanças, Planejamento Econômico e Gestão, Juvenal Condack e o subsecretário de TI, Carlos Martins. Rogério Cabral iniciou a apresentação lembrando que, em 2005, enquanto presidente da Câmara Municipal, participou da criação do Portal da Transparência da CMNF.


Os representantes do Executivo explicaram a necessidade da mudança do sistema da prefeitura para o WEB Total 2.0, a fim de suportar as informações. Por isso a demora para cumprir a lei. No entanto, a expectativa é de que após novas avaliações sobre transparência, Nova Friburgo ocupe as primeiras posições no ranking nacional, tamanha qualidade e quantidade de informações disponibilizadas para toda a população.

O subsecretário de TI, Carlos Martins, fez uma breve apresentação de como funcional o portal e como as pessoas podem acessar as informações com facilidade. Além do sistema online, a Prefeitura de Nova Friburgo também estabeleceu um espaço físico provisório, na Sala do Empreendedor, para que qualquer cidadão possa solicitar informações sobre o Poder Executivo.

Dentro do Portal da Transparência, a prefeitura lançou também o Programa Meio Ambiente Digital, proporcionando que diversas operações sejam realizadas digitalmente. Assim, as pessoas não precisam mais se deslocar até os departamentos competentes, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Para isso, uma das equipes composta por técnicos especialistas responsáveis pela criação do setor chamado Gerência de Geomática, conseguiu desenvolver um sistema que agrega todas as informações geoambientais, legais e operacionais, que já estão disponibilizadas dentro do site da prefeitura. 

A apresentação aos vereadores sobre este assunto foi realizada pelo secretário do Meio Ambiente, Ivison Macedo, e pelos técnicos responsáveis pela criação do projeto.

Nenhum comentário: