domingo, 3 de abril de 2016

Produtores de truta de Nova Friburgo se reúnem para organizar e fortalecer a cadeia produtiva local

Nesta segunda-feira (04/04) produtores de truta de Nova Friburgo realizam encontro para preparação e organização da cadeia produtiva local. O objetivo da reunião, que acontece no escritório da Regional Serrana I do Sebrae/RJ, das 9h às 16h, é estabelecer metas e planejar ações que viabilizem o fortalecimento do associativismo entre os truticultores, além da implementação da Indicação Geográfica (IG), que é o registro conferido aos produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.

De acordo com Márcia Moreira, analista do Sebrae/RJ em Nova Friburgo que atua junto aos segmentos de Agronegócio e Agroindústria, o encontro dos produtores de truta será fundamental para estabelecer, através do Associativismo, uma base sólida que possibilite a definição de estratégias, missão e visão do grupo, reforçando o comprometimento de seus integrantes a longo prazo. “A organização e preparação da cadeia produtiva da truta são fatores determinantes para iniciar a consolidação e o reconhecimento dessa atividade do município em todo o Estado. É através da troca de experiências e com simulações de negociações em conjunto, que ocorrem durante os encontros, que são estabelecidos rumos que beneficiam o coletivo, levando em consideração as variáveis financeiras e de mercado e os entraves legais que podem interferir no dia-a-dia dos produtores. Por isso o Associativismo é considerado uma peça fundamental nesse processo”, destaca.

Outro aspecto motivador do encontro entre os produtores de truta é que, através da associação estabelecida entre eles e de sua organização legal é possível determinar como eles poderão atuar nos mais diversos mercados, com produtos processados,  in natura e/ou prontos para consumo.  

A importância da IG para a truticultura

A Indicação Geográfica é um importante reconhecimento, porque atribui reputação, valor e identidade própria aos produtos de uma determinada região, ao mesmo tempo em que o distingue de itens similares disponíveis no mercado. Além disso, fomenta a comercialização, aumenta o valor agregado ao produto, estabelece uma criação de vinculo e de confiança com o consumidor e estimula investimentos na própria área de produção, valorizando as propriedades e aumentado a oferta de empregos.

O reconhecimento das características únicas do produto, no caso, a truta de Nova Friburgo, estabelecerá critérios fundamentais para a qualidade, a embalagem e sua marca, o que vai atrair a procura pelo produto autêntico e original do município, alavancando as vendas e reforçando as atividades turísticas e gastronômicas da cidade.

Próximos encontros

No dia 11 de abril os produtores de truta de Nova Friburgo realizarão outro encontro, cujo objetivo é visitar criadouros uns dos os outros para compartilharem experiências e trocarem informações. O ponto de encontro será às 8h, no escritório da Regional Serrana I do Sebrae/RJ.


No dia 02 de maio, o Sebrae/RJ em Nova Friburgo realizará um Seminário de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Montagem de Trutários.

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