Nesta segunda-feira (04/04) produtores de
truta de Nova Friburgo realizam encontro para preparação e organização da
cadeia produtiva local. O objetivo da reunião, que acontece no escritório da
Regional Serrana I do Sebrae/RJ, das 9h às 16h, é estabelecer metas e planejar
ações que viabilizem o fortalecimento do associativismo entre os truticultores,
além da implementação da Indicação Geográfica (IG), que é o registro conferido
aos produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.
De acordo com Márcia Moreira, analista do
Sebrae/RJ em Nova Friburgo que atua junto aos segmentos de Agronegócio e Agroindústria,
o encontro dos produtores de truta será fundamental para estabelecer, através
do Associativismo, uma base sólida que possibilite a definição de estratégias,
missão e visão do grupo, reforçando o comprometimento de seus integrantes a
longo prazo. “A organização e preparação da cadeia produtiva da truta são
fatores determinantes para iniciar a consolidação e o reconhecimento dessa
atividade do município em todo o Estado. É através da troca de experiências e
com simulações de negociações em
conjunto, que ocorrem durante os encontros, que são estabelecidos rumos que
beneficiam o coletivo, levando em consideração as variáveis financeiras e de
mercado e os entraves legais que podem interferir no dia-a-dia dos produtores.
Por isso o Associativismo é considerado uma peça fundamental nesse processo”,
destaca.
Outro aspecto motivador do encontro entre os
produtores de truta é que, através da associação estabelecida entre eles e de
sua organização legal é possível determinar como eles poderão atuar nos mais diversos mercados, com produtos
processados, in natura e/ou
prontos para consumo.
A importância da IG para a truticultura
A Indicação Geográfica é um importante reconhecimento,
porque atribui reputação, valor e identidade própria aos produtos de uma
determinada região, ao mesmo tempo em que o distingue de itens similares
disponíveis no mercado. Além disso, fomenta a comercialização, aumenta o valor
agregado ao produto, estabelece uma criação de vinculo e de confiança com o
consumidor e estimula investimentos na própria área de produção, valorizando as
propriedades e aumentado a oferta de empregos.
O reconhecimento
das características únicas do produto, no caso, a truta de Nova Friburgo, estabelecerá
critérios fundamentais para a qualidade, a embalagem e sua marca, o que vai
atrair a procura pelo produto autêntico e original do município, alavancando as
vendas e reforçando as atividades turísticas e gastronômicas da cidade.
Próximos encontros
No dia 11 de abril os produtores de truta de
Nova Friburgo realizarão outro encontro, cujo objetivo é visitar criadouros uns
dos os outros para compartilharem experiências e trocarem informações. O ponto
de encontro será às 8h, no escritório da Regional Serrana I do Sebrae/RJ.
No dia 02 de maio, o Sebrae/RJ em Nova
Friburgo realizará um Seminário de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica
para Montagem de Trutários.
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