sábado, 2 de abril de 2016

Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo lança projetos pioneiros e lota auditório da CDL

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável apresentou na noite da última segunda-feira (28), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, o lançamento de dois projetos de suma importância: o piloto do Projeto GIDES e a Plataforma Meio Ambiente Digital.


O evento atraiu vários segmentos da sociedade como representantes de órgãos e entidades ligados ao comércio, indústria e construção civil, do Cemaden Nacional, da JICA Brasil, além do superintendente do Inea e também de autoridades municipais, incluindo secretários e subsecretários, vereadores e o chefe do Executivo, Rogério Cabral. O evento lotou o espaço reservado para os lançamentos e agradou muito os que puderam prestigiar e conhecer mais detalhadamente a proposta de cada um.

Sobre o Projeto Gides, a elaboração dos manuais de prevenção de desastres naturais vem sendo desenvolvida desde 2013 pelos consultores japoneses contratados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) juntamente com os técnicos brasileiros, para dar continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES) em execução em Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau, contempladas como cidades-piloto. A implementação desses manuais terá início no próximo mês de abril e a metodologia testada aqui deverá ser replicada em todo o país.

Durante mais de dois anos foram produzidos quatro manuais nas áreas de planejamento da expansão urbana, mapeamento de risco, previsão e alerta, e prevenção e reabilitação. Dada a etapa seguinte, que são os testes desses manuais, serão feitas todas as adaptações e ajustes necessários para que os mesmos possam ser adotados pelo governo brasileiro nas demais cidades com risco de acidentes climáticos.

Na apresentação realizada pelos responsáveis de cada eixo foram indicados o conteúdo de execução bem como os locais a serem trabalhados em Nova Friburgo com mais intensidade. A aplicação do piloto deverá se estender até novembro de 2017.

O agravamento da ocorrência de desastres naturais foi o que motivou a reestruturação das estratégias e políticas nacionais de enfrentamento aos acidentes climáticos. Com isso, foi concretizado um acordo de cooperação internacional junto ao governo japonês, detentor de vasta experiência e conhecimento em prevenção de desastres, visando o fortalecimento de ações integradas em gerenciamento de riscos. Este grande projeto resultou na construção, agora, destes manuais que contemplam a redução de riscos de desastres de sedimentos, a identificação dos riscos, o planejamento da expansão urbana, monitoramento, transmissão de informações e outros.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo, “este é um trabalho de política pública que coloca o município numa posição muito avançada em termos de estruturação técnica. Até então, o Brasil não tinha nenhum planejamento preventivo neste sentido. Com as tragédias climáticas dos últimos anos, em especial a da região serrana, isso começou a ser repensado. E assim, com a experiência japonesa, foi desenvolvido este grande trabalho técnico que começará a ser executado dentro de poucos dias”, enfatizou o secretário.

Mas a noite também foi celebrada com a criação da Plataforma Meio Ambiente Digital, o que propiciará que diversas operações sejam realizadas digitalmente, fazendo com que as pessoas não precisem mais se deslocar até os departamentos competentes, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Para isso, uma das equipes, composta por técnicos especialistas responsáveis pela criação do setor chamado Gerência de Geomática, conseguiu desenvolver um sistema que agrega todas as informações geoambientais, legais e operacionais, que já se encontram disponibilizadas dentro do site da prefeitura.

O Meio Ambiente Digital permitirá que todo o trâmite dos projetos de engenharia seja feito pela Internet, desde o protocolo de entrada, emissão das guias de pagamento, até as informações geoambientais. Tudo de maneira detalhada, transparente e em tempo real para proprietários, engenheiros, arquitetos e demais envolvidos no processo. Assim, somente ao final o mesmo precisará ser impresso, o que representará um enorme ganho – primeiro, em meio ambiente, com a economia de papel; depois, com a diminuição significativa dos prazos.

O sistema integra o projeto de modernização da gestão pública, que é uma iniciativa voltada essencialmente para facilitar o dia a dia do contribuinte. “O Meio Ambiente Digital representa um marco em termos de qualidade e serviço de excelência. À medida que a prefeitura se fortalece neste sentido, ganhamos significativamente em velocidade, segurança, transparência e outros elementos. Com a construção da plataforma, Nova Friburgo passa a integrar um modelo atual e absolutamente dinâmico em termos de tecnologia”, destacou Ivison Macedo.

A nova plataforma reunirá um conjunto de serviços de forma online. O sistema é amplo e agrega um banco de dados completo que inclui geoinformações e informações georeferenciadas a respeito do clima, trânsito, comércio, turismo, e disponibiliza diversos arquivos para download. Numa segunda fase, o sistema entrará para a etapa do sensoriamento remoto, onde tudo poderá ser controlado remotamente, entre eles, a qualidade do ar, da água, do esgoto, dos ruídos. Efetivamente, a plataforma estará conectada às pessoas, oferecendo a elas infinitas possibilidades.


O prefeito Rogério Cabral assistiu atentamente às apresentações e se declarou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pela equipe da prefeitura. “Ambos os projetos são de fundamental importância para o desenvolvimento do município. A parceria com o governo japonês, com o Ministério das Cidades, e também o acompanhamento dos técnicos brasileiros, tudo isso garantirá que as consequências de um eventual incidente climático possam ser minimizadas, sobretudo, no que se refere à vida das pessoas que vivem em áreas de risco. Tratando-se do Meio Ambiente Digital, certamente o sistema oferecerá aos usuários uma grande comodidade. Através dele será possível acompanhar tudo de qualquer lugar, inclusive pelas redes móveis, o que dará muito mais eficiência aos processos. Portanto, Nova Friburgo sai mais uma vez na frente, dando respostas extremamente positivas à população, com projetos que trarão benefícios singulares a todos”, concluiu o prefeito, visivelmente impressionado.

Nenhum comentário: