segunda-feira, 18 de abril de 2016

Workshop gratuito vai simplificar passo a passo das exportações no SENAI Espaço da Moda

Nesta terça-feira, 19 de abril, a FIRJAN Internacional realiza o workshop Exportação Simplificada. O evento gratuito acontece no SENAI Espaço da Moda, localizado na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, no Centro. Das 14h as 18h30, o interessado vai conhecer um pouco mais sobre linhas de financiamento do Banco do Brasil, o Exporta Fácil dos Correios – que simplifica processos alfandegários – e como a Federação das Indústrias apoia as empresas nos negócios internacionais.

A exportação está aí disponível para todos os setores e é um investimento muito sensato neste momento de crise. O workshop vem como oportunidade para sanar dúvidas sobre questões como as cambiais, logísticas, mas também para estreitar relacionamento com parceiros como Correios e Banco do Brasil”, explicou a empresária Márcia Carestiato Sancho, presidente da FIRJAN no Centro Norte-Fluminense.

Segundo o assistente de Comércio Exterior da FIRJAN Internacional, Thiago Pacheco Ramos, as empresas fluminenses, isoladas ou inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), têm muito a ganhar com as vendas para o exterior, pois elas trazem diversificação de mercado, tão importante em momento de crise. A exportação incrementa demanda e escala de produção diminuindo custos e elevando a competitividade. No entanto, é necessário se planejar, pois descuidos podem trazer prejuízos especialmente para as micro e pequenas empresas.

O objetivo do workshop é justamente fornecer informações qualificadas para as empresas se prepararem para o momento da exportação”, desvenda o especialista. Ele esclarece que a FIRJAN Internacional apoia os empresários na ampliação de mercados, nas alianças estratégicas e no aperfeiçoamento do ambiente para o desenvolvimento de negócios. “Para isso, promovemos cooperação internacional, defesa de interesse da indústria em temas de comércio exterior e a informação qualificada para a empresa fluminense acessar o mercado internacional”, finaliza.

Vale lembrar que o evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo telefone (22) 2524-1600 ou pelo e-mail firjan.friburgo@firjan.org.br.

Cenário

O workshop acontece em momento oportuno para empresariado local, já que uma análise de dados divulgada recentemente pela FIRJAN Internacional revelou que as exportações de moda da região Centro-Norte Fluminense aumentaram 24% em valor em 2015. No mesmo período também foi registrado crescimento na diversificação de mercados: os países destinos aumentaram de 32 para 38 no ano passado.

Ainda de acordo com a análise o destaque positivo nas exportações advém, em grande parte, da valorização do preço principalmente de “Soutiens, cintas, espartilhos, suspensórios, ligas e artefactos semelhantes, e suas partes, mesmo de malha” com valorização de 150% em 4,3 toneladas. Esse é o item da Nomenclatura Comum do Mercosul de maior volume exportado. A NCM é o código que identifica a natureza das mercadorias e promove o desenvolvimento do comércio internacional.

Nenhum comentário: