terça-feira, 17 de maio de 2016

Alvaro Dias propõe PEC pelo fim do Foro Privilegiado.

Foro privilegiado é um 'privilégio' concedido a uma pessoa em função do cargo que ela ocupa. O mecanismo é garantido a determinadas autoridades por haver, segundo o entendimento da lei, a necessidade de proteção do exercício de determinada função ou mandato, que depende do cargo que a pessoa a ser julgada ocupa. O artigo 5º Constituição Brasileira estabelece que todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país são iguais perante a lei, mas o foro por prerrogativa de função, mais conhecido como foro privilegiado, pode ser considerado uma exceção a essa regra.


No Brasil, entre as autoridades que têm o foro por prerrogativa de função estão: o presidente da República, os ministros (civis e militares), todos os parlamentares, prefeitos, integrantes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas da União (TCU) e todos os membros do Ministério Público. 

Entendendo que a Justiça deva ser igual para todos e que haja maior celeridade nos julgamentos, o Senador Alvaro Dias é autor do projeto de lei, de 2013, que acaba com o foro privilegiado. O projeto aguarda parecer no CCJ.

Todo apoio ao Senador! Pelo fim do foro privilegiado! O TNF apoia essa causa!

Nenhum comentário: