domingo, 22 de maio de 2016

Nova Friburgo ultrapassa meta nacional da campanha de vacinação contra a Influenza

No último dia de vacinação contra a influenza ( 20 de maio ), o balanço final de Nova Friburgo foi  positivo: a cidade ultrapassou a meta de 80% do público-alvo estipulada pelo Governo do Estado, definida pelo Ministério da Saúde. A média da cidade ficou em 90,14%. Esse número ainda deve aumentar já que existem 3 mil doses da vacina reservadas para doentes portadores de doenças cronicas acamados cadastrados e crianças de até 5 anos que já tomaram a primeira dose e precisam tomar a segunda. Esse grupo específico começa a ser vacinado no dia 25 de maio.

O município encontra-se atualmente sem vacinas, pois atingiu um índice maior do que a meta estipulada pelo Estado, que é de 80%. Não existe previsão de envio de novas remessas pelo Estado, embora a secretaria de Saúde já tenha feito várias solicitações e cobranças de mais unidades, junto à secretaria Estadual.

O valor total estipulado pelo Estado para o público-alvo era de 38.293 pessoas a serem vacinadas no município. A cidade ultrapassou esse número vacinando um total de 44.162 mil pessoas, o que representa 90,14 % e ultrapassou em mais de 10% o valor estipulado pelo Governo Estadual.

Quadro quantitativo do público-alvo vacinado em Nova Friburgo

-crianças – 8.817 – 92,72%
-trabalhador da saúde – 3.883 – 80,06%
-gestante – 1.325 – 82,91 %
-puérperas – 404 – 154,20%
-idosos – 23.864 – 90,85%
-doentes crônicos – 5.869 – 127,58% – a estimativa era de 4.600 doses (O grupo de doentes crônicos não entra nesta estatista )



Boletim influenza atualizado

No quadro atual do município divulgado pela Vigilância da Influenza em Nova Friburgo, o boletim referente aos dados acumulados desde março de 2016 aponta 30 casos de síndrome respiratória aguda grave em investigação e aguardando resultados laboratoriais; 02 casos descartados e 01 caso para Influenza A (H1N1), em que o paciente esteve por outros municípios, foi posteriormente internado no Hospital Municipal Raul Sertã e veio a óbito.

O controle e a confecção do boletim são feitos através de dados coletados por meio de formulários de notificação padronizados e informados pelas unidades de internação do paciente. A Vigilância da Influenza em Nova Friburgo monitora diariamente os quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes internados na rede pública e privada. Vale ressaltar que a secretaria de Saúde realiza reuniões semanais para avaliação e monitoramento da situação epidemiológica de Nova Friburgo e possui os medicamentos necessários ao tratamento.

Nenhum comentário: