sábado, 14 de maio de 2016

Prefeitura cria Comitê Interdisciplinar da Pessoa em Situação de Rua

Comitê é formado por representantes de diversas secretarias e instituições

Um dos maiores desafios da Prefeitura de Nova Friburgo é abordar a questão da população em situação de rua de modo interdisciplinar e intersetorial, garantindo dignidade aos diversos atores. O objetivo é o atendimento à população nessa situação nas diversas instâncias de trabalho, através de serviços de acolhimento e proteção, bem como a necessidade de avaliação dos mesmos e a implantação de novas modalidades de atendimento e metodologias que respondam as atuais demandas desse público.

O comitê prima pela constituição de uma Rede Integrada de Atenção à População Adulta e ou Idosa em Situação de Rua, que pressupõe a gestão intersetorial. Dessa forma, se tem a proposta para a construção do vínculo, do acesso e do acolhimento na rede, pautados na Política Nacional de Assistência Social/SUAS e buscando a garantia dos seus direitos humanos fundamentais.

O comitê é formado através da gestão da secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além da subsecretaria de Comunicação Social, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Guarda Municipal e Saúde Mental do Hospital Municipal Raul Sertã.

Além dessas, outras secretarias e órgãos foram convidados: Saúde (setores da Coordenação de Saúde Mental, Coordenação do Programa de Saúde da Família (PSF) e Chefia de Enfermagem do Hospital Municipal Raul Sertã), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ordem e Mobilidade Urbana, Clínica Psiquiátrica Santa Lúcia, Serviços Públicos, Polícia sobre Drogas e Ministério Público.

Nenhum comentário: