segunda-feira, 2 de maio de 2016

Projeto de Empreendedorismo voltado para estudantes chega a Cantagalo

A partir desta segunda-feira (02/05), estudantes da rede municipal de ensino de Cantagalo passarão a fazer parte do programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” (JEPP). Ao todo 33 professores vão participar como multiplicadores do projeto e, para tanto, receberão gratuitamente capacitação técnica oferecida pela Regional Serrana I do Sebrae/RJ. O objetivo é que esses profissionais estejam preparados para abordar as principais questões teóricas e metodológicas do curso de Empreendedorismo, adquirindo conhecimento sobre a estrutura e o conteúdo dos livros de cada um dos anos do Ensino Fundamental em que serão aplicados.

O programa JEPP é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, que conta com o apoio de empreendedores locais envolvidos no projeto de turismo rural “Caminhos do Imperador”. O JEPP segue a premissa que o Empreendedorismo pode ser ensinado através de estímulos educacionais que possibilitam futuras buscas de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora, ou da futura criação de negócios próprios por parte dos estudantes.

O primeiro encontro entre técnicos do Sebrae, professores e empreendedores locais acontece nesta segunda-feira, na Fazenda Santa Rita, localizada na comunidade Boa Sorte. No evento, os empreendedores vão compartilhar suas experiências com os professores para explicar como o Empreendedorismo mudou suas vidas e como isso pode contribuir para a melhoria de vida dos estudantes.

Segundo a analista da Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Raquel Stumm, o curso de Empreendedorismo apresenta dois eixos de atuação: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para plano de negócios, além de quatro temas: cultura da cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. “O JEPP é um programa voltado para implantar no cotidiano dos estudantes o hábito de empreender. E percebemos que quando a criança se depara com novas possibilidades isso é algo muito natural, pois para elas seus sonhos sempre podem se tornar realidade. Essas são características fundamentais para um bom empreendedor. As crianças não possuem medo e estão mais abertas a enfrentar novos desafios, pois isso já faz parte do processo de aprendizado delas”, destaca.

Temas de trabalho para os anos letivos

1º ano: O mundo das ervas aromáticas;
2º ano: Temperos naturais;
3º ano: Brinquedos ecológicos;
4º ano: Locadora de produtos;
5º ano: Sabores e cores.

Nenhum comentário: