quinta-feira, 30 de junho de 2016

260 famílias recebem as chaves das unidades habitacionais do condomínio VIII no bairro Terra Nova

A quarta-feira, dia 29 de junho, foi um dia de extrema alegria e realização para as pessoas que perderam tudo no evento climático de janeiro de 2011. Foram entregues, pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, 260 chaves das unidades do condomínio VIII do Terra Nova. Os apartamentos, que foram construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, foram sorteados e vistoriados em março e, desde então, os moradores aguardavam ansiosos pela entrega. 


Com o objetivo de acelerar o processo dos contratos, que foram assinados dia 9 de junho e, consequentemente, a entrega das chaves, realizada na quarta-feira manhã, a secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho vinha realizando constantes reuniões com representantes do condomínio Terra Nova e da Caixa Econômica Federal.

Apesar da Prefeitura não ser a responsável pela construção ou entrega dos apartamentos, o secretário de Assistência Social, Gilberto Souza Filho, e o prefeito, Rogério Cabral estiveram todo o tempo à frente do processo de agilização da entrega das unidades. 


Na entrega das chaves, o prefeito falou da importância de Nova Friburgo ser um dos únicos municípios que conseguiu entregar quase todos os apartamentos. “As pessoas perderam suas casas, parentes e amigos e, além disso, estavam dependendo do aluguel social. Após perderem o aluguel, necessitavam urgentemente da sua moradia. Apesar de toda a crise, fizemos esse contato, essa intervenção junto à Caixa e ao governo do Estado. Hoje, estregamos essas unidades, fazendo com que essas famílias saiam dessa dificuldade e tenham dignidade.



O conjunto habitacional contempla, ao todo, 9 condomínios: 8 já foram entregues e o condomínio 9, que contempla 220 apartamentos, deve ser entregue também nos próximos meses, apesar de não ter data prevista. Para a entrega, a Caixa precisa analisar e aprovar toda a documentação das famílias entregues, pelo Estado, à instituição, finalizando o programa de recolocação de vítimas. Do total de 2.180 imóveis previstos no condomínio, 1.960 já foram inaugurados até hoje.

Nenhum comentário: