sábado, 11 de junho de 2016

Comitê Interdisciplinar da Pessoa em Situação de Rua debate atendimento de saúde à população

O Comitê Interdisciplinar da Pessoa em Situação de Rua criado pela Prefeitura de Nova Friburgo, realizou mais uma reunião com todas as pastas envolvidas na segunda-feira, 06. O encontrou contou com a presença das secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, Ordem e Mobilidade Urbana e Políticas Sobre Drogas e da secretaria de Saúde, Representantes do Hospital Municipal Raul Sertã e pelo setor de Saúde Mental.

Os encontros têm como objetivo reestruturar todo o atendimento à população em situação de rua, otimizando o trabalho que já vem sendo realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), integrando todos os setores nas diversas instâncias de trabalho, desde o serviço de abordagem, acolhimento e proteção, até a internação, recuperação e inserção ao meio familiar e ao mercado de trabalho, implementando novas modalidades de atendimento e metodologias que respondam as atuais demandas desse público.

Durante a reunião, a secretaria de Assistência Social apresentou os números e a concentração das pessoas em situação de rua no município, demonstrando um mapa de atuação e a real situação de cada cidadão que habita as ruas de Nova Friburgo, como a dependência em álcool e outras drogas, problemas psicossociais, tratamento médico necessário, entre outros fatores.

Também, como forma de descentralizar o atendimento à população em situação de rua por parte da saúde, começou a ser debatido um sistema de triagem com enfermeiro da atenção básica da saúde do município, antes mesmo do primeiro atendimento a nível emergencial, para que seja definido o procedimento adequado a ser adotado. Após essa triagem, o cidadão deverá ser encaminhado para uma unidade básica que será tomada como base, sendo encaminhado ao Hospital Municipal Raul Sertã apenas em caso de tratamento mais específico.

O comitê prima pela constituição de uma Rede Integrada de Atenção à População Adulta e ou Idosa em Situação de Rua, que pressupõe-se a gestão intersetorial. Dessa forma, tem a proposta para a construção do vínculo, do acesso e do acolhimento na rede, pautados na Política Nacional de Assistência Social/SUAS e buscando a garantia dos seus direitos humanos fundamentais.

Nenhum comentário: